Taxistas ameaçados pela concorrência do Uber, lançam aplicativo

2015-04-10_190211
Aplicativo será lançado no próximo dia 10, quinta

Em julho deste ano mais de 90 taxistas protestaram contra a Uber em Bento Gonçalves. A principal justificativa é que o faturamento da categoria teria baixado até 80%. A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Uber em São Paulo, que garantiu que os motoristas Uber podem realizar corridas fora do aplicativo, porque segundo a assessoria, são considerados funcionários autônomos.
“Eles podem entregar o cartão no final do percurso, nada impede que façam isso. Eles não são considerados funcionários de uma empresa, e sim, autônomos”, disse a assessoria. Ainda de acordo com a Uber, o serviço prestado tem respaldo na constituição federal.
A justificativa da Uber, no entanto, é criticada pela representante dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Maria Alice da Silva, que afirma que tem motoristas que atuam de forma ilegal no município. “Não é justo motoristas cadastrados em Caxias ou Porto Alegre virem trabalhar em Bento Gonçalves. Exigimos da prefeitura que limitem o número de motoristas Uber”, reforça.
Para Alice, é ilegal a estratégia de motoristas Uber, que entregam cartões ao final de corridas. “Na minha opinião é ilegal entregar cartões e realizar corridas por fora do aplicativo, oferecendo preços mais baixos. Queremos que esses motoristas também paguem tributos. Queremos lembrar que quem manda no município é o prefeito, portanto apalavra final é dele”, protesta.

Uber ganha espaço
Em dezembro do último ano, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, sancionou um projeto de lei que regulamenta o uso de aplicativos para transporte de passageiros, como o Uber, Cabify e WillGo em Porto Alegre. O texto tinha sido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em 24 de outubro do mesmo ano.
Na capital gaúcha, o Uber começou a operar em 19 de novembro, antes mesmo do anúncio inicial da empresa, que projetava para dezembro. A situação provocou a insatisfação de taxistas, gerando casos de violência. A categoria alega disputa ilegal e desleal por passageiros. A capital gaúcha já conta com outros aplicativos semelhantes como WillGo e Cabify.

Uber em Bento
Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul foi a primeira cidade a aderir ao aplicativo, que chegou ao município em outubro do último ano. Em Bento Gonçalves o movimento foi mais lento, e apenas em fevereiro deste ano começaram a trabalhar os primeiros motoristas Uber.
Em abril, após mais de dois meses de serviço, mais de 40 motoristas estavam cadastrados no aplicativo. Na época a equipe da Gazeta fez uma reportagem especial, e constatou, em entrevistas, que alguns motoristas chegavam a trabalhar 12 horas por dia, fazendo uma média de 40 corridas diárias. Alguns motoristas garantiram que ganhavam mais de R$ 3 mil ao mês.

Taxistas lançam aplicativo
Na tentativa de atrair novos clientes e recuperar espaço no mercado, taxistas da cidade criaram o aplicativo “Bento Taxi Online”. O lançamento está programado para a próxima quinta-feira, dia 10.
Através do aplicativo o usuário, quando solicitar o táxi, poderá ver antecipadamente no celular o valor da corrida, que será registrada no taxímetro. Com base no valor apresentado será aplicado um desconto de 20% para pagamentos em dinheiro e 10% no cartão de crédito, para chamadas pelo aplicativo por tempo indeterminado. Além do desconto, o cliente receberá no endereço solicitado um táxi devidamente legalizado e vistoriado pelo município, com motorista cadastrado pela prefeitura, o que traz muito mais segurança ao usuário.
O aplicativo permite que os usuários escolham um táxi com determinadas características como: motorista mulher ou homem, máquina de cartão e a bandeira do cartão que necessita. Também poderá escolher o táxi que transporta animais e que tem porta malas grande, para facilitar o transporte de bagagens.
No momento da solicitação o usuário tem acesso ao nome do motorista, número do telefone, a marca, o modelo e a placa do carro que irá realizar seu transporte. Ao término da corrida poderá avaliar o motorista conforme seu atendimento, pontualidade, comprometimento com o cliente e limpeza do veículo. Avaliações negativas sofrerão punições e o motorista poderá ser excluído do grupo.