Tarifa branca: como economizar na conta de energia elétrica

2015-04-10_190211

Antes de aderir as novas taxas consumidores devem avaliar se é vantagem para seu tipo de consumo.
Os consumidores de energia elétrica contam como uma nova opção para redução dos gastos na conta de luz. Desde o dia 1º de janeiro está vigorando a tarifa branca de energia que oferecerá aos consumidores um preço mais baixo na luz para quem utiliza fora do horário de pico, quando o consumo de energia é menor.
O serviço passa a ser oferecido para consumidores em área consideradas de baixa tensão (127V, 220V, 380V ou 440V) e não é obrigatória, quem quiser, poderá continuar pagando a conta de luz no formato atual.
Com a Tarifa Branca, o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana.

Quem poderá solicitar a tarifa branca?
Desde janeiro de 2018 os pedidos de adesão eram somente para quem consumia acima de 500 kWh de média no mês. A partir do dia 1º de janeiro de 2019 o novo serviço passou a ser disponível para consumidores que tem média mensal acima de 250 kWh. E a partir de janeiro de 2020 qualquer consumidor poderá solicitar o serviço.

Como funcionará a cobrança?
A fornecedora do serviço em Bento Gonçalves, a RGE, dividirá os dias úteis em três períodos de consumo: ponta (horário de pico, onde se tem mais consumo de energia), intermediário (uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta) e fora de ponta (onde o consumo de energia é menor). Nos períodos de ponta e intermediário (períodos de maior consumo) os valores cobrados serão maiores do que o convencional. No horário fora de ponta será cobrado abaixo do valor padrão.
Esse novo controle será feito com um novo medidor de energia instalado na residência do solicitante pela prestadora do serviço, sem custos para o cliente.
Vale lembrar que a tarifa branca vale apenas para os dias úteis, não abrangendo final de semana e feriado.

Para quem é vantagem aderir?
Os consumidores que tem a maior parte de seu consumo fora do horário de pico (entre 18h e 22h). Quanto mais o consumidor conseguir deslocar seu consumo para fora dos horários de pico terá uma redução no preço da conta de luz, caso contrário, será desvantagem aderir ao produto
Em caso de desistência do serviço a fornecedora de energia elétrica tem até 30 dias para restaurar a cobrança habitual.

De quanto será a economia?
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), quem conseguir deslocar o consumo para fora do horário de pico, por exemplo, entre 8h00 e 16h00 terá um decréscimo de cerca de 20% na sua conta de luz.

Como solicitar a tarifa branca?
Entrando em contato com a RGE de Bento Gonçalves pelo fone: 0800 970 0900 entre 08h00 e 17h30.