Tamarilho ou tomate-maracujá: saiba como plantar esta árvore de fruto

2015-04-10_190211

O tamarilho, como vulgarmente é conhecido, teve origem na América do Sul, é também conhecido como tomate-de-árvore ou tomate-maracujá. Independentemente do nome que se dá a este fruto, é certo que a sua popularidade tem vindo a aumentar. Baixo em calorias e riquíssimo nutricionalmente, o tamarilho pode facilmente ocupar um espaço muito especial na sua horta.
Os tamarilhos cujo nome científico é Solanum betaceum, consistem em pequenas árvores de fruto que não atingem mais de 5 metros de altura e que pertendem à família das solanáceas (tomateiros, batateiras, beringelas, physalis, entre outras). No que diz respeito às variedades destas árvores de fruto, existem variedades de de fruto amarelo e de fruto vermelho, que são as mais populares.
Esteticamente, frutos são parecidos com o tomate, caracterizando-se por terem forma oval e pontiaguda. O sabor dos tamarilhos também é marcante: agridoce. Pode consumi-los de diversas formas: em fresco, em sobremesas, sumos e compotas. Na ilha da Madeira, por exemplo, são utilizados na preparação da tão famosa bebida, a poncha.

Como obter esta planta?
Pode adquirir esta árvore de fruto num viveiro (já pronta a plantar) ou pode propagar este fruto por semente ou por estaca.
Caso opte pela sementeira, deve fazer o seguinte:
Remova as sementes do fruto, lave-as e colocando-as em vasos.
Misture um pouco de areia na sua terra ou compre um substrato adequado para este tipo de árvores. Caso opte pelo substrato, garanta que este esteja sempre húmido.
Depois de proceder à sementeira, coloque os vasos num local abrigado e com temperaturas amenas.
Caso opte pela multiplicação por estaca, deve fazê-la pela Primavera, enraizando os rebentos jovens, com cerca de 20-30cm de comprimento. Estes rebentos devem ser tratados de forma especial. Para induzir o seu enraizamento, coloque um pó ou gel de enraizamento, que pode ser comprado em qualquer loja da especialidade. Depois desta procedimento, deve manter as estacas em vasos com o mesmo tipo de substrato que escolher na operação anterior e colocá-las em local abrigado.