SUS inicia campanha de vacinação do adolescente

2015-04-10_190211
No Brasil, a doença meningocócica está presente com ocorrência de surtos esporádicos

Com o objetivo de realizar a cobertura vacinal entre os adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunizações, promove a Semana de Vacinação do Adolescente, no período de 21 a 25 de agosto. Assim, jovens de 10 a 19 anos deverão comparecer às Unidades de Saúde portando a carteira de vacinação para atualização da mesma.
Serão realizadas as vacinas contra Hepatite B, dT (dupla adulto – anti-tetânica), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), HPV e Meningo C.
As imunizações estão disponíveis todo ano, mas neste ano os bairros Cohab II, Maria Goretti, São Valentim, 15 da Graciema e distritos de, Tuiuty e Faria Lemos não estarão fornecendo essas vacinas. Os jovens destas localidades devem se dirigir a UPA 24 horas
Hepatite B (recombinante): Administrar em adolescentes não vacinados ou sem comprovante de vacinação anterior, seguindo o esquema de três doses (0, 1 e 6) com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Aqueles com esquema incompleto, completar o esquema. A vacina é indicada para gestantes não vacinadas.
Vacina Adsorvida difteria e tétano – dT (Dupla adulto): Adolescente sem vacinação anteriormente ou sem comprovação de três doses da vacina, seguir o esquema de três doses. O intervalo entre as doses é de 60 dias e no mínimo de 30 dias. Os vacinados anteriormente com 3 (três) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, a cada dez anos após a data da última dose. Em caso de ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada há mais de 5 (cinco) anos.
Febre amarelo: Considerar vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina realizada partir dos 9 meses de idade. O Brasil segue a OMS e o Regulamento Sanitário Internacional, considerando a vacina febre amarela como de imunidade permanente, sem necessidade de revacinação.
Precaução: A vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando. Nestes casos buscar orientação médica do risco epidemiológico e da indicação da vacina.
Sarampo, Caxumba E Rubéola – SCR: Considerar vacinado o adolescente que comprovar o esquema de duas doses. Em caso de apresentar comprovação de apenas uma dose, administrar a segunda dose. O intervalo entre as doses é de 30 dias.
HPV: O objetivo com a vacinação contra HPV, é a prevenção de verrugas genitais e do câncer genital masculino e feminino. Em 2017, a população alvo são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Esta indicado o esquema vacinal de 2 doses com intervalo mínino de 6 meses entre a 1º e a 2º dose
Meningo C: A finalidade da Vacina Meningocócica -C é reforçar a proteção contra meningite (causada pelo Meningococo-C), uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância. Terão uma dose a disposição, adolescentes, meninos e meninas, de 12 e 13 anos de idade. No Brasil, a doença meningocócica está presente, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país e acomete indivíduos de todas as faixas etárias.