Superlua acontece nesta terça

2015-04-10_190211
A estimativa é que só em 2026 o satélite apareça tão grande quanto

Depois da superlua de sangue, que ocorreu no último dia 21 de janeiro, o céu será novamente iluminado por uma superlua na terça-feira (19). O evento não é tão raro quanto o fenômeno astronômico do mês passado, um eclipse lunar total que coincidiu com a Lua estar no ponto mais próximo da Terra. Mas será imperdível mesmo assim, pois será a maior superlua do ano e a estimativa é que só em 2026 o satélite apareça tão grande quanto.

Horário
A Lua estará na fase cheia e no perigeu, ponto mais próximo da Terra, a 356.761 quilômetros de distância do nosso planeta. É tão perto que alguns astrônomos o chamam de perigeu extra-próximo. Embora atinja o perigeu às 7h09 no horário de Brasília, ela só estará completamente cheia a partir das 13h54, o que ajuda a aumentar o efeito do fenômeno

Como ocorre
A órbita da lua em torno da Terra é elíptica, fazendo com que o satélite fique às vezes mais próximo e às vezes mais distante do nosso planeta. Quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que sua órbita está mais próxima à Terra, no ponto chamado Perigeu, acontece a Superlua.

Perigeu e Apogeu
O Perigeu é o ponto da órbita da lua em que ela se move mais perto da Terra, enquanto o ponto mais distante é chamado de Apogeu. Como essa órbita não é um círculo perfeito, a distância entre a lua e a Terra costuma variar entre 405 mil quilômetros à 363 mil quilômetros.

Efeito
A distância mais curta faz com que a lua apareça maior no céu, refletindo mais luz e ficando mais brilhante. Geralmente, durante esse fenômeno a lua aparece 14% maior e 30% mais brilhante do que outras luas cheias.