Superando a dor das vacinas

2015-04-10_190211

A época de vacinar o bebê, principalmente com a chegada do inverno, pode ser muito dolorosa, tanto para a criança quanto para os pais. As agulhas, bem como o conteúdo das seringas, causam dor momentânea e que, algumas vezes, acabam durando um pouco mais. No entanto, alguns artifícios podem ajudar a aliviar os sintomas do neném.

Tranquilidade
Os pais acabam transmitindo a agitação para os bebes, então se tranquilizar é o melhor a ser feito. Com essa postura, a ansiedade do bebê e até mesmo a dor podem ser evitadas, já que que os músculos fiam mais relaxados.

Compressa gelada
Caso a injeção gere dor, aplicar um saco com gelo no local ajuda a impedir inflamações. Essa medida é analgésica e não interfere na ação do conteúdo da vacina. É importante lembrar que o gelo não deve ser aplicado diretamente na pele, o ideal é usar uma toalha para envolve-lo.

Estar presente
Abraçar, beijar e dar a mão para o bebê mostra que ele estará seguro. Isso faz com que o momento da vacina não se torne uma lembrança traumática, facilitando as próximas vezes.

Alimentar a criança
Amamentar o bebê na durante a vacinação pode diminuir a sensação de dor, pois o pensamento da criança está focado a alimentação e não na sensação causada pela agulha. Caso não seja possível, o alimentar logo após a vacina é o ideal, é importante nunca amamentar ou dar comida antes da vacinação, pois a criança pode vomitar durante a injeção se estiver se estomago cheio.

Medicação apenas com orientação médica
Mesmo com a dor e até com sintomas de febre, o ideal é buscar orientação medica para medicar. Segundo um estudo, o uso do paracetamol pode diminuir a eficácia da vacina. Por isso, o ideal é buscar por métodos que não interfiram na ação da substância.