Sono inadequado na infância pode afetar desenvolvimento emocional futuro, diz estudo

2015-04-10_190211
Uma boa noite de sono para as crianças é fundamental para o bom desenvolvimento

Problemas de sono em crianças estão rotineiramente associados a menor competência social e mais problemas no relacionamento com os seus pares”, diz pesquisadora

 

Ter uma boa noite de sono é essencial, principalmente para os pequenos. Um novo estudo, publicado no jornal acadêmico SpringerLink, trouxe novas evidências para reforçar essa afirmação.
De acordo com a pesquisa, a expressão facial das crianças após uma restrição de sono pode prever problemas sociais a longo prazo.
Os pesquisadores da Universidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos, descobriram que o sono inadequado em crianças pode afetar seu desenvolvimento emocional futuro.
“Problemas de sono em crianças estão rotineiramente associados a menor competência social e mais problemas no relacionamento com os seus pares”, relata a professora da Universidade de Houston, Candice Alfano, que também é uma das autoras do estudo.
Com base nas descobertas de algumas de suas pesquisas anteriores, a estudiosa levantou a hipótese de que as respostas podem estar, em parte, relacionadas como os rostos das crianças expressam emoções quando elas estão cansadas.
Durante o estudo, os pesquisadores examinaram 37 crianças com idades entre 7 e 11 anos. Nesse período, foram realizadas duas avaliações emocionais em laboratório.
A primeira quando as crianças estavam bem descansadas e outra após duas noites de restrição parcial do sono.
Ainda no decorrer dessas avaliações, as crianças viram imagens positivas (como gatinhos e sorvete) e negativas (como uma foto de cães ferozes) na tela do computador, enquanto uma câmera de alta definição registrava suas expressões faciais.
Os pais dos participantes forneceram relatórios sobre o comportamento social de seus filhos naquela época e aproximadamente dois anos depois.
“Como suspeitamos, crianças que exibiram expressões faciais menos positivas em resposta a imagens agradáveis quando o sono foi restrito tiveram mais problemas sociais dois anos depois”, disse Alfano.
“Para as crianças mais novas, comportamentos mais explícitos, como compartilhar e revezar, podem ser mais importantes para as amizades do que expressões faciais sutis. Porém, a expressão emocional torna-se mais importante com a idade ”, explica Alfano.
“As expressões faciais não apenas fornecem aos outros uma compreensão de como você está se sentindo, mas são conhecidas por ter um efeito contagioso sobre como os outros se sentem”.
De acordo com a Universidade de Houston, esses resultados apoiam um crescente corpo de pesquisas que indica que a má qualidade do sono na infância prevê problemas socioemocionais posteriores e também ressalta a importância de estudos que explorem como o sono afeta as múltiplas facetas da saúde mental e do bem-estar das crianças.

Higiene do sono:
6 passos para seu
filho dormir melhor
Com a pandemia, a qualidade do sono de todo mundo diminui, o que leva a ainda mais consequências, como estresse, irritabilidade e até baixa na imunidade.
Para resolver a questão, é preciso ter uma boa higiene do sono, ou seja, uma organização dos hábitos da família em prol de um sono com melhor qualidade.
O primeiro passo é (re)planejar a agenda. Vai levar cerca de dez dias para que a família comece a sentir os primeiros efeitos, portanto não desista. Aqui, 6 passos para melhorar a higiene do sono do seu filho – e a sua também!
1 – Estabeleça um horário para colocar a criança para dormir. De preferência, ela deve ir acordada para aprender a “pegar” no sono.
2 – Escolha um objeto que funcione como aviso da hora de dormir, como a fralda, um paninho, o travesseiro.
3 – Crie um ritual de sono, como um banho morno e relaxante, dar de mamar, fazer a troca e vestir um pijama, escovar os dentes, colocar a criança na cama, parar por alguns minutos, em silêncio, fazer uma leitura, meditação…
4 – Não inicie o sono na sala e depois transfira para o quarto. Quando acordar, a criança pode ficar “assustada”, porque dormiu em um local e acordou em outro.
5 – Evite que o seu filho use eletrônicos na hora de dormir. Eles emitem a luz azul, que inibe a produção de melatonina.
6 – Diminua a intensidade da luz do cômodo: utilizar um abajur ajuda a mandar mensagens para o cérebro de que é hora de produzir melatonina e de adormecer.