Somos mesmo uma cidade turística?

2015-04-10_190211

Ao procurarmos informações sobre lazer, cultura e entretenimento na cidade durante o feriado de carnaval, a reportagem da Gazeta se deparou com o despreparo de associações e até da Secretaria de Turismo A exceção foi o sindicato de bares e Hotéis que preparou uma lista completa e com rapidez. O objetivo é apresentar um número variado de opções para os visitantes e para os cidadãos que não curtem a folia (tem ainda na cidade?), ou não pretendem ser extorquidos no litoral.
Sim, Bento Gonçalves tem uma infinidade de opções, desde visitas a vinícolas, pisa de uvas, encontro de tratores antigos, passeios de Maria Fumaça, dois parques de aventuras, piqueniques nos parreirais, jardins com vinho ao som de rock pesado, sem contar com a gastronomia, passeios ciclísticos, enfim, confiram na página seis desta edição.
Mas, reunir estas opções, com horários, datas, contatos etc foi literalmente uma epopeia (que também vale a pena visitar). Associações de destinos turísticos como os Caminhos de Pedra, sem o menor interesse, repassou a mera lista de restaurantes e horários de funcionamento. Aprovale, nem respondeu, a associação Caminho das Antas não tem ninguém que responda e Secretaria de Turismo não tinha material e assim foi. A exceção foi o Sindicato de Bares e Hotéis, que prontamente respondeu todas as solicitações…
Então, nesta edição e na última, os repórteres reuniram uma gama de sugestões de atividades na cidade para emocionar até o mais pacato dos cidadãos.
Faltou espaço físico para colocarmos todas as boas e interessantes opções que a cidade tem neste período de vindima, com seus horários especiais para o feriado de carnaval.
Fica aqui uma sugestão para o Secretário de Turismo de Bento, que tão bem divulgou um elitista Jantar sob as Estrelas, que fez com que meia dúzia restaurantes colocassem mesas na calçada e salgassem nos preços do cardápio. Orgulhosamente a assessoria de comunicação da prefeitura divulgou que a “ação” recolheu muito vidro para reciclagem. Nossa!
Sem querer mostrar que a grama do vizinho sempre é mais verde, o evento que a cidade de Garibaldi promove – Garibaldi Vintage -, não é elitista, pois é no meio da rua, com chefs renomados oferecendo pratos elaboradíssimos a preços super especiais e, pasmem, espumante e vinhos vendidos nas taças a preços surpreendentes. A prefeitura organiza e paga somente os “artistas” que se revezam subindo e descendo a rua do centro histórico encantando a todos. Vale a pena ir, Bento inteiro está lá, no próximo dia 17 de março e conferir.
Quem sabe o Secretário de Turismo de nossa cidade se emocione faça uma boa utilização da Via del Vino que só vê barraca de plástico em dias de feira do livro.