Sisu tem quase 18 mil vagas para instituições de ensino do RS

2015-04-10_190211

As vagas no Estado correspondem a 7,35% do total nacional

Os quase 2 milhões de estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar se suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, basta acessar a página do sistema na internet e informar o número de inscrição e senha. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira (29), no site do Sisu. Estão disponíveis as listas de aprovados de cada curso das 130 instituições participantes.
Mais de 153 mil inscrições para instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul já foram registradas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2018. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e contabilizam inscrições feitas até as 18h de quinta-feira (25). São 17.629 vagas disponíveis em universidades públicas e institutos federais do Estado.
As vagas no Estado correspondem a 7,35% do total nacional. Estão sendo oferecidas, em todo o Brasil, 239.601 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
A primeira chamada também pode ser consultada nas páginas das universidades que integram o programa e na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo número 0800-616161.
Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula. O prazo para efetivá-la vai do dia 30 de janeiro ao 7 de fevereiro.

Listas de espera
Os candidatos que não conseguiram aprovação podem se inscrever na lista de espera. Podem tentar uma segunda chance aqueles que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso e os que foram convocados para a segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. As inscrições para a lista de espera estão abertas até o dia 07/02.
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino, sendo que os resultados serão divulgados a partir do dia 09/02. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.
De acordo com o Ministério da Educação, os cursos mais procurados pelos candidatos no Sisu foram: Medicina, Direito, Administração, Pedagogia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Veterinária.
O Sisu oferece 239.716 vagas em 130 instituições de ensino, sendo 30 instituições públicas estaduais — um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e 61 universidades.
Os resultados serão publicados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 9 de fevereiro – e não pelo site do Sisu. É importante, portanto, que cada candidato acompanhe as convocações feitas pela universidade em que busca estudar.

Calendário Sisu 2018
Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: de 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: de 2 de fevereiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
Resultados das listas de espera: a partir de 9 de fevereiro

Sisu e Prouni
O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. No primeiro semestre de 2018, Sisu e Prouni adotam o Enem de 2017 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.
A pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando o efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso.
Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

Bolsista do Prouni no Sisu
Caso tenha feito o Enem 2017, o bolsista do Prouni poderá se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Vagas no RS
UFCSPA: 660 vagas em 16 cursos
Unipampa: 3.180 vagas em 64 cursos
IFFarroupilha: 1.505 vagas em 44 cursos
IFSul: 724 vagas em 25 cursos
Uergs: 1.465 vagas em 38 cursos
UFPel: 2.750 vagas em 80 cursos
UFSM: 3.191 vagas em 85 cursos
Furg: 2.500 vagas em 60 cursos
UFRGS: 1.654 vagas em 88 cursos
Resultado do Sisu foi divulgado às 9h desta segunda-feira (29)