Sindmóveis comemora quatro décadas representando o setor moveleiro de Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Edição da Movelsul 2016 recebeu 29 mil visitantes

Nova sede da entidade representa o trabalho árduo em conjunto de empresários do segmento

Em 1977 o setor moveleiro concentrava 31% da atividade econômica de Bento Gonçalves. Na ocasião, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi criado para representar e defender os interesses das indústrias moveleiras, atuando em nível municipal, estadual e nacional.
Hoje, é o maior polo do setor do Brasil- concentrando 300 empresas do setor no Estado, que representam cerca de 50% do faturamento e do emprego da indústria do município, responsáveis por 33% da produção gaúcha de móveis e 10% da produção nacional. Desde a sua criação, o Sindmóveis promove ações que visam obter melhores condições de desenvolvimento para o setor, através de programas inovadores e do apoio a seus associados.

História
O empresário Elino Periolo foi o primeiro presidente do Sindmóveis, que tinha como sede (até 1982) uma sala no último andar do Edifício Camerini, juntamente com o CIC-BG e outras entidades. O espaço media 3 x 4, com uma mesa e algumas cadeiras. Mas a história do setor moveleiro do município data de muito antes, quando as primeiras fabriquetas foram instaladas na região com a chegada dos imigrantes italianos.
A fundação da hoje extinta Barzenski S/A, em 1955, foi a propulsora da veia moveleira. A empresa foi um marco para a indústria moveleira, com a introdução da produção seriada de móveis no estado. Ex-funcionários da Barzenski S/A, apoiando-se na experiência adquirida, fundaram seus próprios negócios, ampliando a representatividade do setor na economia local a partir dos anos 1960 e 1970.
Em 27 de dezembro de 1973, um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 20 de abril de 1977 a entidade recebeu a denominação de Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), momento em que se organizou a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, reunindo 24 expositores de móveis em um evento de proporções inicialmente modestas, mas que, em nos anos seguintes, tomaria corpo até consolidar-se como a mais importante feira do setor na América Latina – depois adotando o nome de Movelsul Brasil.

O Sindmóveis
Desde o princípio de sua história, o Sindmóveis não restringiu sua atuação apenas às atividades sindicais. A entidade tem duas outras importantes frentes de atuação: comercial e política. A presidência mantém contato permanente com instituições públicas e privadas, defendendo a consolidação de uma política justa na área econômica, a fim de incentivar a atividade produtiva em todos os níveis e segmentos.
Comercialmente, o Sindmóveis trabalha para expandir a representatividade das empresas associadas e ampliar o desempenho do setor como um todo, através da promoção da maior feira de móveis da América Latina, a Movelsul Brasil (realizada no mês de março dos anos pares) e da curadoria da High Design Home & Office Expo (criada a partir da feira Casa Brasil e realizada anualmente em São Paulo). Além de servir como vitrine para os lançamentos da indústria moveleira nos segmentos popular e alto padrão, esses eventos sustentam as atividades do Sindmóveis, possibilitando que a entidade ofereça inúmeros benefícios a seus associados, como assessoria jurídica e trabalhista; pesquisa de cargos e salários; banco de dados do setor; palestras; treinamentos e programas; e projetos junto aos órgãos federais.
Em 2017, além de comemorar quatro décadas de atuação no município, o Sindmóveis recebeu a chave para a sua nova casa: o Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

Movelsul Brasil e a “terra dos móveis
Quando a primeira edição da feira aconteceu, em 1977, o setor moveleiro representava a principal atividade econômica da cidade, superando o tradicional e centenário setor vinícola. A primeira Movelsul foi chamada de 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, reunindo 24 fabricantes de móveis da cidade. Na cerimônia de abertura, o então governador do Rio Grande do Sul, Sinval Guazzelli, saudou os presentes e denominou o município como a “terra dos móveis”. Elino Periolo reforçou o otimismo, dizendo acreditar que, em breve, a cidade faria por merecer esta qualificação.
Na segunda edição, em 1979, a Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves já contava com 41 expositores, alguns de fora da cidade. Na terceira edição, o número saltou para 61 empresas, já contando com expositores de todo o Brasil. A quinta edição, em 1986, foi a última realizada com a denominação de Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, projetando novos rumos para o evento.
A sexta edição, rebatizada como Movelsul, aconteceu em 1988 e contou com a presença de 108 expositores. Também foi o marco do primeiro Salão Design, que tem como objetivo de incentivar o desenvolvimento do design na indústria, integrar designers e fabricantes e revelar novos talentos, o evento ganhou grande importância, sendo realizado em todas as edições seguintes.
Atualmente a Movelsul Brasil abriga centenas de expositores que apresentam um mix qualificado de produtos: escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados, colchões e complementos. Ela é considerada a maior feira de móveis da América Latina.

High Design Home & Office Expo
Criada a partir da Casa Brasil e organizada pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, a High Design Expo é uma plataforma multimídia de negócios e conteúdo que tem como característica a entrega de experiências presenciais únicas, inéditas e exclusivas aos visitantes. A feira, que aconteceu em agosto em São Paulo, reuniu as principais tendências, inovações e lançamentos em mobiliário de alto padrão, móveis planejados e complementos, móveis e objetos autorais, soluções para cozinhas e banheiros, superfícies e light design e automação.

Prêmio Salão Design
O Prêmio Salão Design é um prêmio internacional de design de produtos realizado desde 1988 pelo Sindmóveis junto aos dois grandes eventos da entidade: a Movelsul e a Casa Brasil / High Design. O objetivo é integrar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design e destacar a capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústrias.
Desde a edição de 2011, os vencedores recebem um selo oficial do concurso para utilização nos produtos que irão para o mercado. O selo certifica que as criações respeitam quesitos como adequação ao público-alvo, conceito, forma e função, grau de inovação formal e tecnológica, qualidade e segurança e sustentabilidade.
Com mostras de finalistas e premiados tradicionalmente realizadas em Bento Gonçalves, em 2015 ocorreu a primeira exposição de produtos em São Paulo, durante o evento DW! São Paulo Design Weekend, fortalecendo a divulgação do prêmio no principal circuito de design do país.
O prêmio Salão Design é considerado o maior do gênero na América Latina e no ano de 2016 celebrou sua 20ª edição.

Projeto Orchestra Brasil
É promovido pelo Sindmóveis em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde 2003. O Projeto Orchestra Brasil reúne empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira – fabricantes de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, softwares para layout, matérias-primas e serviço de design.
Com o intuito de intensificar e promover a inserção competitiva destas empresas no mercado internacional de forma sustentável, o projeto trabalha para o desenvolvimento e qualificação destas empresas através de ações de promoção comercial no exterior, como feiras internacionais, projetos compradores e vendedores, missões comerciais e técnicas.
Visando promover e intensificar o serviço de design e a inserção dos profissionais no mercado internacional, o Orchestra Brasil apresenta o RAIZ – projeto responsável por desenvolver ações que atendam as necessidades comerciais do design brasileiro para o mercado externo.

Projeto Raiz
Integra o Projeto Orchestra Brasil e tem como objetivo a promoção da exportação de serviços de design apoiando os profissionais da área na internacionalização de seus negócios, colocando-os frente a frente de compradores, da indústria moveleira internacional e formadores de opinião. Esse apoio consiste na participação em feiras internacionais, organização de projetos compradores, projetos vendedores, consultoria comercial, estudos, informações, prospecções de mercado e novas oportunidades.

Presidentes, sedes do Sindmóveis e histórico da Movelsul
1977

Presidente Elino Periolo (1977-1978)
Criação do Sindmóveis. A primeira sede foi no último andar do Edifício Camerini, juntamente com o CIC-BG e outras entidades. A sala da entidade media 3 x 4, com uma mesa e algumas cadeiras.

1978-1981
Presidente Valnei Fiorin.
Em 1979 foi inaugurada a Oficina de Marcenaria de Bento Gonçalves – CFP Senai, hoje Instituto SENAI. No mesmo ano, foi realizada a 2ª Mostra do Mobiliário contava com 41 expositores.

1981-1987
Presidente Nelto Scarton.
Em 1982 a 3ª Mostra do Mobiliário contou 61 expositores, já reunindo empresas de outros Estados, e sob a presidência de Ademar De Gasperi. O então presidente da República, João Figueiredo, participou da abertura da feira. Naquele ano, a sede foi transferida para o 6º andar da Galeria Central, onde várias empresas moveleiras doaram móveis para mobiliar a sala, como estante, sofá, cadeira e mesa.
Em 1985, o Sindmóveis mudou-se para a sede própria, no Edifício Dom Eliseu, na Rua 13 de Maio, adquirindo o imóvel. Algum tempo depois, adquiriu-se a segunda sala e após, outras duas, ocupando todo o segundo andar do prédio e também uma sala do primeiro andar.

1987-1990 │ Presidente Aldo Cini.
Em 1988 o segmento moveleiro pontuava 47% do PIB de Bento Gonçalves. A 6ª edição da Movelsul Brasil recebeu a visita de compradores estrangeiros sob a presidência de Dorvalino Pozza. Foi criado o Prêmio Salão Design.

1990-1992 │ Presidente Sérgio Manfrói.
Em 1990 a 7ª edição da Movelsul Brasil, com 120 expositores, passou a ser nacional e teve como presidente João Farina Neto.

1992-1994 │ Presidente Astério Grando.
Em 1992 foi criado Curso de Tecnólogo em Produção Moveleira na UCS/CARVI com a participação do Sindmóveis. A 8ª edição da Movelsul Brasil, sob a presidência de José Eduardo Chies, contou com 229 expositores e a participação de visitantes de países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Itália e Estados Unidos.

1994-1996 │ Presidente Eurico Benedetti.
Sob a presidência de Jorge Luis Manfroi, a 10ª edição da Movelsul Brasil, em 1996, iniciou o processo de divulgação no exterior.

1996-1998 │ Presidente Jorge Luis Manfroi.
A 11ª edição da Movelsul, presidida por Sérgio Dalla Costa, contou com 342 expositores.

1999-2000 │ Presidente Sérgio Dalla Costa
Na 12ª edição, em 2000, a feira se consolidou como um evento de negócios de classe mundial. Sob a presidência de Cláudio Ramos, a Movelsul Brasil foi a primeira feira do setor a participar do mercado chinês como expositor. Foi criada a modalidade indústria no Prêmio Salão Design.

2001-2002 │ Presidente Marcos Lazzarotto
Na 13ª edição, em 2002, a Movelsul Brasil (presidida por Jéferson Bertolini) contou com 414 expositores.

2003-2004 │ Presidente Alcides Pasquali Filho
Em 2003 foi criado o Projeto Sebrae Export para promover empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira para o mercado externo. No ano seguinte, a 14ª edição da Movelsul Brasil foi presidida por César Cini e passou a ter fila de espera para ser expositor. Ainda nesse ano, o Sindmoveis comprou uma parte do terreno que abrigaria o Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

2005-2007 │ Presidente Volnei Benini
Em 2006 , a15ª edição da Movelsul Brasil, presidida por Leandro Mazzoccato, passou a ser gerida a partir de um planejamento com o horizonte de 20 anos. O Projeto Sebrae Export passou a se chamar Orchestra Brasil, tornando-se um projeto nacional. Em 2007, foi realizada a 1ª edição da Casa Brasil.

2008-2009 │ Presidente Henrique José Bertolini
A 16ª edição da Movelsul Brasil, presidida por Edson Pelicioli em 2008, teve 430 expositores. Em 2009, a 2ª edição da Casa Brasil foi considerada a vitrine do design.

2010-2011 │ Presidente Glademir Ferrari
Em 2010 ,Marcelo Haefliger, presidente da 17ª Movelsul Brasil, teve o desafio das primeiras segmentações por tipologia de produto. Em 2011 ocorreu a a 3ª edição da Casa Brasil com 180 expositores.

2012-2013 │ Presidente Cátia Scarton
Na sua 18ª edição, a Movelsul Brasil (presidente João Paulo Pompermayer) em 2003, focou no consumo da nova classe media brasileira. Em 2013, a Casa Brasil chegou a sua 4ª edição incorporando o projeto de rodadas de negócios entre designers e importadores.

2014-2016 │ Presidente Henrique Tecchio
Em 2014 as diretorias do Sindmóveis e Movelsul Brasil foram unificadas. O Sindmoveis a contar com uma diretoria na gestão da entidade e da feira. Para representar o segmento do design, promovendo o serviço e a inserção dos profissionais no mercado internacional, o Orchestra Brasil apresentOU o Projeto Raiz.
Em 2015, pela primeira vez, a mostra do Prêmio Salão Design aconteceu em São Paulo como parte do evento Design Weekend. O Sindmóveis uniu-se ao Informa Group e à Summit Promo para levar a São Paulo a Casa Brasil ampliando seu potencial de negócios. No mesmo ano, foi retomado o projeto engavetado há 11 anos da construção do Centro Empresarial, que se concretizou em novembro em 2017.
Em 2016, a Movelsul Brasil chegou à sua 20ª edição, com 780 rodadas de negócios no Projeto Comprador. O Projeto SomosMóveis celebra as 20 edições da Movelsul Brasil através do resgate histórico do envolvimento da comunidade com o setor moveleiro. Foi realizada a primeira edição da Casa Brasil em São Paulo, hoje High Design Home & Office Expo. Também iniciou a construção da nova sede da entidade em parceria com CIC e Movergs.

2017 │ Presidente Edson Pelicioli
Sindmóveis, CIC-BG e Movergs recebem chaves do Centro Empresarial de Bento Gonçalves. O Centro Empresarial Bento Gonçalves foi inaugurado, com uma área total de 5.181,66m², 10 salas e 73 vagas garagem. A área que compreende o Sindmoveis tem 958,83m² (18,54%) e é composta por uma sala e 13 vagas de garagem.