Sindicato dos Servidores Municipais comemora a conquista de 200 novos associados e 30 convênios

2015-04-10_190211

2018 tem sido um ano positivo para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp). Prova disso são os mais de trinta novos convênios firmados entre a entidade e prestadores de serviços (odontologia, educação, entre outros) e os 200 novos associados. De acordo com a presidente do Sindiserp, Neilene Lunelli, que assumiu o cargo em janeiro, a atual situação da entidade é reflexo de muito trabalho e dedicação. “Nós temos comemorado muitas conquistas em quatro meses. Dentre as reivindicações propostas ao executivo, parte delas já foram atendidas. E as que não foram, estamos à luta para que sejam em breve”, analisa.
O sindicato propunha a regulamentação do turno único de 6 horas para as servidoras das escolas municipais infantis; a realização de um concurso público, que diminuísse o número de contratos temporários (que está em andamento); licitação para equipamento de proteção para os servidores (tais como aquisição de botas e protetor solar), principalmente da Secretaria de Obras; e manutenção do prêmio conservação para os servidores que recebem os benefícios; todas demandas alcançadas neste ano.
Ainda, Neilene, que segura na camisa um adesivo em alusão ao aumento do vale alimentação para os servidores, garante que nós próximos dias quer obter mais conquistas. “Não tiro este adesivo do aumento do nosso vale de alimentação. O vale de Bento Gonçalves hoje é o mas baixo da região. Levamos ao prefeito a proposta de um vale de R$ 20, igual ao da Câmara de Vereadores. Queremos também o aumento real de 2% nos salários. Acredito que ele vá me atender nos próximos 15 dias”, almeja.

200 novos sócios
O Sindicato conta hoje com mais de 2 mil associados. “Em 2017, eram 1840 associados. No ano passado, 87 pessoas se desassociaram e nós recuperamos mais que o dobro delas. Inclusive, a maioria dessas 87 voltou ao Sindiserp. Novos nomeados estão vindo se associar”, relata Neilene. Ela credita parte do sucesso do sindicato ao atendimento. “Sempre damos o retorno, que é muito importante para os associados. Se a gente não consegue uma resposta, damos o retorno assim mesmo. Tudo nas vias jurídicas, não fazemos nada sem que o jurídico analise”, reitera.
“Estamos indo nos setores apresentar o sindicato, apresentar os benefícios a quem se associa”, acrescenta.

Atendimentos odontológicos e jurídicos
O Sindiserp firmou convênio com duas clínicas odontológicas. Com os novos convênios e os antigos, em quatro meses foram registrados 549 atendimentos odontológicos. Os atendimentos jurídicos totalizaram 68. “Se o funcionário público tem algum problema dentro do serviço público não é cobrado nada. Caso seja um assunto particular ele paga R$ 30 a consulta”, explica a presidente
Neilene registra que o trabalho da diretoria conta com a parceria dos associados. “Muitas ideias vêm dos próprios servidores. Ontem, em nossa página do Facebook, uma jovem questionou se havia convênio com clínica de vacinação. Não temos, mas valeu a sugestão. Já estamos em contato com clínicas para conseguir convênio para associados e seus dependentes”, comenta.

Educação
Outro ponto importante e bem conceituado no Sindicato é em relação à educação. As turmas dos cursos de língua (Inglês, espanhol e Italiano) são compostas por 500 alunos, número que tende a aumentar no segundo semestre, quando está previsto o início da aula de francês.
“Nós oferecemos aulas gratuitas de reforço escolar para dependes de servidores, do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio. Temos uma parceria com os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que dão aula de Matemática e Física, que tem dado muito certo”, salienta Neilene.
Ainda em 2018, o Sindiserp oferecerá aula de libras. “Minha ideia é implementar muitos cursos de curta duração, sempre com foco no servidor e a fim da capacitação”, pontua. Outros cursos ofertados pela entidade são de Patchwork (30 alunos); EVA (9 alunos); tricô e crochê (15 alunos) e auto-maquiagem (40 alunos).

Feira do dia das mães
Repetindo o sucesso da Feira de Páscoa, o Sindiserp vai promover uma edição da Feira do Dia das Mães, entre os dias 03 e 04 de maio (das 12h às 19h) e no dia 05 de maio (das 8h às 12h), na sede do sindicato (Cândido Costa, 24, sala 1103, Centro). O evento, aberto ao público geral, terá produtos com preços especiais, alguns deles confeccionados pelas alunas da entidade (E.V.A, patchwork). As mães associadas poderão preencher um cupom e concorrer a 13 prêmios.