Sinal do Wi-Fi pode causar câncer?

2015-04-10_190211

A todo momento rodeado de aparelhos que emitem e recebem sinais. Nossos celulares, roteadores, computadores, smart speakers, smartwatches, e todos os demais aparelho que estiverem conectados a uma rede de telefones ou de internet, juntam-se às mais antigas transmissões de rádio e TV nos expõem à radiação de todos os lados.Fica sempre o questionamenbo: se ondas de rádio curam, interferem no funcionamento de células podem também causar doenças?
Muito tem se ouvido que a prolongada exposição ao sinal emitido pelos roteadores Wi-Fi pode causar câncer. Os defensores dessa teoria afirmam que, por causa disso, é necessário desligar o aparelho sempre que não se estiver usando-o — e, se possível, não utilizar roteador Wi-Fi, preferindo conectar todos os equipamentos da sua casa na internet via cabo. Mas por que se acredita que o Wi-Fi é tão perigoso assim para a saúde?
O motivo principal é o modo como os roteadores Wi-Fi enviam o sinal de internet para os aparelhos: eles utilizam sinais de Radiação Eletromagnética (EMF), o mesmo tipo de radiação emitida pelos celulares para se comunicar com as torres de telefonia e efetuar ligações, e por conta disso esses equipamentos representariam uma série de perigos para o corpo humano.
Os críticos do uso de sinal Wi-Fi citam como prova um estudo realizado em 2013 pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade de Melbourne, que revelou que a exposição prolongada a sinais EMF pode afetar nossa qualidade do sono. A causa disso estaria na glândula pineal (glândula responsável pela produção de melatonina, hormônio que atua na organização dos ritmos biológicos e regula nosso período de sono), que, de acordo com o estudo, reconheceria os sinais EMF e os traduziria não como um sinal de telefonia, mas como presença de luz. Isso faria com que ela não produzisse a quantidade necessária de melatonina para o corpo, causando um sono mais leve e que faria a pessoa acordar ainda cansada.
Mas, apesar de ainda não há estudos que comprovem efetivamente que estas radiações causem câncer, outra corrente de pesquisadores acredita que um desequilíbrio metabólico causado pela radiação dos dispositivos sem fio pode ter ligação com alguns riscos para a saúde, tais como várias doenças neurodegenerativas e até mesmo câncer, sugere um estudo publicado recentemente.
Esse desequilíbrio, também conhecido como estresse oxidativo, é definido como um desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e de defesa antioxidante.
O estresse oxidativo devido a exposição à radiofrequência poderia explicar não só casos de câncer, mas também outras doenças menores, tais como dor de cabeça, fadiga e irritação da pele, o que pode ocorrer depois de uma exposição a longo prazo. Segundo esta corrente, estes dados são um sinal claro dos riscos reais que este tipo de radiação apresenta para a saúde humana .
Pelo sim, pelo não, não custa desligar o roteador de sua wifi quando for dormir e deixar seu celular o mais longe possível de sua cama.