Sinais de que você precisa de terapia: esteja atento aos indícios dados por seu corpo e por sua mente

2015-04-10_190211

Cada vez mais as pessoas passam por momentos ruins. Situações de luto, de conflito, de estresse e de trauma podem desestabilizar completamente um indivíduo.
E nessas horas é muito comum se questionar qual o melhor momento de procurar ajuda profissional.
É comum que a terapia seja indicada a pessoas com graves estados mentais e emocionais. Mas indivíduos com problemas menores também podem e devem procurar ajuda.
Há sinais que indicam que essa hora chegou, e você deve estar atento a eles para não deixar que sua saúde psicológica piore.

5 sinais de que você precisa de terapia
Infelizmente ainda há muito preconceito quanto à terapia.
Mas se você parar para pensar em seus benefícios, irá perceber que vale muito a pena iniciar um tratamento.
Veja abaixo sinais de que está na hora de iniciar uma terapia.

Emoções muito intensas
Ser dominado pela raiva ou pela tristeza é motivo para procurar ajuda. Pessimismo e sensação de que somente o pior virá são sinais de que você não controla mais sua vida.

Dores de cabeça e de estômago constantes
O abalo emocional ataca o corpo todo. Situações de extremo estresse podem causar problemas graves na coluna, no pescoço, no estômago e em diversas outras regiões.

O rendimento no trabalho ou nos estudos acabou
A perda de interesse no trabalho ou nos estudos indica que algo pior pode estar acontecendo.
Se a produtividade cai, se você começa a receber críticas de colegas ou chefes por falhas, considere ter ajuda.

Você não gosta mais de fazer o que fazia
Coisas que você sempre gostou de fazer, como ir ao cinema ou sair com amigos, perdeu a graça.
Isso significa que algo em seu emocional não está bem. Não hesite em procurar ajuda.

Seus amigos estão preocupados com seu bem-estar
Amigos de verdade percebem quando algo está errado. Se esse é o caso e seus amigos estão tentando lhe dar indícios de que você não está bem, ouça.
Esteja atento aos sinais que seu corpo dá e que as pessoas ao seu redor lhe dão. Não permita que a vergonha de procurar ajuda faça seu estado mental piorar. Muitas vezes não é possível lidar sozinhos com traumas, conflitos e problemas. Por isso não hesite em encontrar uma terapia que se encaixe em seu perfil. As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Por que fazer terapia?

A terapia ainda é motivo de muito preconceito. Muitas pessoas acham que quem precisa desse tipo de tratamento é “gente louca” ou quem passou por traumas muito fortes. Isso é um grande erro. A terapia é uma excelente ferramenta de autoconhecimento, para entender suas próprias emoções e anseios.

Por que fazer terapia?
Apesar dos preconceitos, a terapia é recomendada a todas as pessoas. Ela atua como um suporte emocional, que permite ao indivíduo compreender e dominar os próprios sentimentos. Dessa forma, fica muito mais fácil entender comportamentos e identificar falhas com o objetivo de evita-las ou corrigi-las.

Razões para fazer terapia.

Alivia o sofrimento
A terapia vai ensinar a diminuir a angústia frente aos problemas. Ela auxilia a entender por que surgem as preocupações e a ansiedade. Isso facilita na hora de superar essas questões.

Protege a saúde emocional
O tratamento terapêutico melhora a inteligência emocional. Ele faz com que você compartilhe seus medos e anseios, para que lide com eles de outra perspectiva.

Retira da zona de conforto
O que você já sabe sobre si e sobre o mundo pode não funcionar mais. Por isso a terapia é ótima. Ela ajuda você a descobrir novas oportunidades para conhecer a si mesmo e o mundo.

Racionaliza os problemas
Muitas vezes refletir sobre os problemas ajuda a perceber que eles não são invencíveis. Ou mesmo que não são assim tão ruins.

Proporciona o autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é uma das melhores formas de amenizar o sofrimento. Entender suas motivações e frustrações é essencial para o processo de evolução emocional.

Fortalece a saúde mental
A mente é responsável por coisas incríveis e coisas terríveis. Ter uma mente forte previne quedas emocionais.

Permite ver o que realmente importa na vida
Enxergar o que realmente é importante em sua vida lhe dá muito mais força para seguir em frente.

Tipos de terapia
Há vários tipos de terapia, que se encaixam nos mais variados perfis emocionais e mentais. Confira abaixo alguns deles.

Terapia psicanalítica
Inspirada pelo sistema desenvolvido por Sigmund Freud. Baseia-se em análises dos conflitos inconscientes dos seres humanos que se originam desde a infância. A ênfase está nos impulsos instintivos reprimidos pelo consciente, mas que a inconsciência mantém sempre ativos.

Terapia cognitivo-
comportamental
Esse tipo de terapia busca ensinar o paciente habilidades para combater seus problemas. Ela se baseia na crença de que a forma como a pessoa pensa afeta seus comportamentos e ações. Tratamentos dessa ordem são indicados para quem tem transtorno de ansiedade e fobias.

Terapia humanista
Os terapeutas humanistas fazem com que os pacientes sejam os principais atores de seu tratamento. Eles se perguntam por que passam pelo que passam, quais as maneiras de mudar essa situação. Sendo assim, os terapeutas têm papel secundário no tratamento; são vistos como facilitadores.

Outros tipos de terapia
Os três tipos de terapia citados acima deram origem a derivados com o passar dos anos. A terapia psicodinâmica e a Gestalt são exemplos.
Há ainda diversas terapias de origem oriental, como o Reiki, que também proporcionam benefícios incontáveis aos pacientes. O importante é pesquisar cada um e analisar qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Reconheça suas
necessidades
Portanto a dica é tentar conhecer ao máximo quais seus problemas e anseios.
Procurar ajuda terapêutica não é sinal de fraqueza, justamente o contrário. Fazer terapia mostra força e desejo de mudar coisas em sua vida que já não funcionam mais.