SIMMME finaliza acordo da Convenção Coletiva do setor

2015-04-10_190211
Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Bento Gonçalves (SIMMME), Juarez José Piva.

O índice de reposição salarial foi de 7,8%

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Bento Gonçalves (SIMMME) formalizou o fechamento de sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2021/2022. De forma conjunta com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME), a assinatura do documento prevê concessão de reajuste de 7,8% sobre os salários da categoria, com data base fixada em 1º de maio de 2021.

O acordo foi firmando entre STIMMMME-BG e SIMMME, no dia 21 de maio. Com a definição, o piso salarial fica estabelecido em R$ 1.367.90, para até 90 dias de contrato, e de R$ 1.516,40 após 90 dias de contrato. A CCT estabelecida será aplicada na base territorial que compreende os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Para Juarez José Piva, presidente do SIMMME, as negociações buscaram resguardar a capacidade de repasse do percentual concedido pelas empresas, e ao mesmo tempo, compensar a reposição da inflação do período. “Vale destacar que o índice de reposição salarial, que foi de 7,8%, compreende também um ganho real”, afirma.
Entre outras disposições apresentadas pelo documento há conquistas importantes para os trabalhadores, como a manutenção do Quinquênio de 5%; prêmio aos mensalistas com o recebimento ou troca de Dias 31 (5 dias por ano) e garantia do Piso da Categoria.

Também são benefícios assegurados na negociação a remuneração de horas extras e dos feriados aos sábados, possibilidade de troca de dias para feriados prolongados e compensação do sábado (trabalhar 8h48 de segunda a sexta e folgar aos sábados).

A lista segue com outras vantagens, como lanche aos que fazem mais de duas horas extras após jornada de trabalho, adiantamentos de salário, Auxílio Estudante e Auxílio Funeral. É direito do trabalhador, conforme negociação da CCT, dispensa de pagar/cumprir os 30 dias do Aviso prévio na comprovação de novo emprego.

“As demais cláusulas sociais permaneceram inalteradas, uma vez que são conquistas de negociações anteriores, para as indústrias do setor, e também que o momento atual não permite algo diferente”, destaca Piva.

O empresário ainda disse que diante do quadro pandêmico, a alta da matéria-prima para as indústrias, o custo da cesta básica e o quadro atual da economia, representa esforço e sacrifício do setor para o repasse da inflação com ganho real a reposição aos trabalhadores. Qualquer dúvida sobre o dissídio pode ser dirigida ao SIMMME pelo telefone 3452-1277.