SIMMME comemora 41 anos

2015-04-10_190211

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) comemorou nesta sexta, 1º de setembro, 41 anos de fundação. Foi nesta data, em 1976, que a Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, existente deste 1974, recebeu a Carta Sindical que lhe conferiu poderes para atuar como Sindicato.
Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina que, sentindo a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores, uma vez que esta base territorial pertencia a Porto Alegre, deu andamento aos trâmites legais com o Ministério do Trabalho e conquistou um Sindicato para atender na Região. Emyr Farina presidiu o Sindicato desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.
Atualmente, segundo dados coletados pela pesquisa realizada anualmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e apresentados na revista Panorama Socioeconômico, o setor metal-mecânico ocupa o segundo lugar na economia do município.
O setor metalúrgico tem uma tradição de mais de cem anos em Bento Gonçalves. A primeira empresa foi a Farina S/A, fundada em 1886 como oficina de consertos e após como fundição, sendo atualmente um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística.
Hoje são cerca de 330 as indústrias representadas pelo SIMMME, que geram cerca de 3.800 empregos diretos e 20 mil indiretos. O faturamento anual do setor gira em torno de R$ 500 milhões.
Entre os principais produtos fabricados estão, além de peças para a indústria automobilística, redutores, metais sanitários, peças fundidas, luminárias, condutores elétricos, acessórios para móveis e para indústria coureiro-calçadista, móveis de aço e tubulares, máquinas para móveis, para bebidas e para embalagens, serras, brocas, porta pallets, mezaninos, racks, moldes para fundição e injeção plástica, fogões industriais e domésticos, churrasqueiras rotativas, aramados, funilarias, esquadrias, refrigeração industrial, entre outros.
As exportações do setor, para países de todos os continentes, atingem em média US$ 11 milhões por ano.

Os presidentes
Emyr Farina – Gestão 1976/1989
Ayrton Luiz Giovanni – Gestão 1989/1995
Dárwin João Geremia – Gestão 1995/1998
Ivanir Foresti – Gestão 1998/2001
Carlos Bertuol – Gestão 2001/2004
Vanius de Bacco – Gestão 2004/2007
Juarez José Piva – Gestão 2007/2019

Atual diretoria
Presidente: Juarez José Piva
Vice-Presidentes: Fabiana Geremia Bucco e Márcio Chiaramonte
Secretários: Ivacir Foresti e André Dreher Giovannini
Tesoureiros: Clóvis Francisco Ferri e Ressoli dos Santos Pedroso
Diretores: Lorenço Gregio, Ivanor Fabris, Marcia Zanatta, Vander Geremia, Juliano Massocco e Ferdinando Geremia.
Conselheiros Fiscais: Aldino Pozza, Antônio Bertolini, Odacir Bortolini, Higino Biratello, Lívio Martinho Rizzi e Valeri Antonio Pertile
Delegados representantes junto à Federação: Juarez José Piva, Ayrton Luiz Giovannini, Carlos Bertuol e Gládis Carmem Milani Stringhini