Shampoo sólido: vantagens e desvantagens

2015-04-10_190211

O Shampoo em barra nasceu da necessidade   a partir de uma proibição do transporte de líquidos nas bagagens dos passageiros nos aviões pelas companhias aéreas americanas. Foi aí que as empresas de cosméticos perceberam a demanda de mercado para este novo formato do produto tão utilizado para limpeza do cabelo, o shampoo em barra ou sólido.
Aqui no Brasil, o mercado para este produto é novidade, mas muitas pessoas já aderiram o uso do shampoo em barra, por algumas de suas características e vantagens. Mas o que ele tem de especial?
O xampu em barra possui o pH mais elevado quando comparado aos shampoos líquidos, promovendo uma higienização e limpeza mais profunda. Sua fórmula é equilibrada com óleos e manteigas vegetal e, por isso, não permite uma desidratação dos fios. Notar que a grande maioria dos shampoos em barra são veganos e não fazem testes em animais, o que é muito bom! Um outro fator importante a se observar é que o shampoo em barra é um grande aliado do meio ambiente, pois suas embalagens são livres de substâncias químicas, que agridem o ecossistema e a saúde do seu cabelo e corpo
Por ser um produto liberado para low poo eles são livres substâncias como: laurel sulfatos, corantes artificiais, derivados de petróleo e aromas sintéticos. Sendo assim, seus ingredientes são mais naturais e na maioria das vezes são feitos artesanalmente.

Vantagens
É uma excelente opção para quem está começando a prática do minimalismo (vivendo com pouco recurso). Não agridem o meio ambiente, podendo substituir 552 milhões de embalagens de shampoo líquido. Baixo custo comparado a diversos shampoos líquidos. Sua durabilidade varia de 80 a 100 lavagens para um shampoo de 50 g, ou seja, dura muito mais que o shampoo de pote. Pelo seu formato, ele se torna um produto mais prático para carregar em bolsas e em nécessaire, evitando a necessidade de embalagens menores, que compramos para levar em viagens. Ele hidrata e dá brilho aos fios e, dependendo do cabelo, não precisa nem usar condicionador ou cremes para finalizar!

Desvantagens
Ao contrário do shampoo convencional, ele produz menos espuma, dando a sensação de que o produto não lavou profundamente os fios, mas isso é só ilusão, porque ele limpa bem, sim! Além de menos espuma, mais uma sensação que ele pode causar é de que seu cabelo está mais áspero durante a lavagem, isso porque ele tem um potencial limpante muito grande. Não é necessariamente uma desvantagem, mas quando for escolher um shampoo em barra, fique atento a sua composição, pois assim como os shampoos líquidos, os ingredientes devem ser usados para beneficiar seu tipo cabelo. E lembre-se que os resultados vêm depois da lavagem, quando seu cabelo estiver seco.

Como fazer
Para você que gosta de receitas caseiras, aqui vai uma receita que você poderá fazer em casa, com produtos que você encontra em mercados e farmácias de produtos naturais.
175 gramas de água; 70 gramas de soda cáustica; 250 gramas de óleo de palma; 50 gramas de manteiga de karité; 110 gramas de azeite de oliva; 100 gramas de óleo de coco e 15 gotas de óleo essencial de sua preferência.
Os utensílios necessários para fazer em casa: Forma de silicone do formato que você deseja. Luvas para proteção. Papel toalha. Espátula de silicone ou colher de madeira. Vasilha de vidro.
Por questão de cuidado, recomendamos o uso de equipamentos de segurança como óculos e luvas, evitando o contato direto com produtos tóxicos (soda cáustica). Confira os passos do modo de preparo: Adicione, primeiro, a água, depois adicione a soda cáustica e mexa bem para dissolver o produto. Pegue os óleos de palma e de coco e aqueça-os separadamente, depois em uma outra vasilha, misture todos os óleos com azeite de oliva e a manteiga de karité. Agora, junte todos os ingredientes, inclusive o óleo essencial e mexa até engrossar, nesta etapa você pode usar um mixer para misturar todos os ingredientes. Depois é só colocar na forma, esperar secar, tirar da forma e aguardar um prazo de 4 semanas para ser neutralizado o efeito da soda cáustica (o prazo é longo mesmo, infelizmente). Passado esse tempo, seu shampoo em barra caseiro estará pronto para você usar.

Condicionador em barra
Confira também a nossa receita rápida e fácil de condicionador caseiro 100% natural. Os ingredientes: 3 colheres de sopa de manteiga de karité natural. ½ copo de água. Óleo essencial. Agora os utensílios de que você vai precisar:
Um vidro com tampa. Duas vasilhas de vidro. Liquidificador. Espátula de silicone ou colher de madeira.

Modo de preparo
Ferva a água e derreta a manteiga de karité no micro-ondas. Despeje a manteiga de karité no liquidificador e adicione um pouco de água quente, depois misture bem. Adicione 10 gotas ou uma colher de sopa de óleo essencial junto da mistura. Misture o restante da água dentro do liquidificador e bata como se estivesse fazendo uma maionese caseira. Nesta última etapa, você vai observar que a mistura ainda não está homogênea, por isso é necessário que você tire todo o produto do liquidificador e coloque em uma vasilha. Mexa bem até parecer um condicionador convencional.

Serve para a barba também
Sim, pode ser utilizado na barba e para lavar o cabelo, pois tem propriedades como a hidratação e a limpeza.