Sexta é o últmo dia para vacina da gripe

2015-04-10_190211
São Paulo, 23 de abril de 2007 Campanha de vacinação do idoso contra a gripe. foto Milton Michida.

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (26). Um balanço do Ministério da Saúde mostrou que somente 53% do público alvo se vacinou desde o início da campanha, no dia 17 de abril, até o momento, totalizando 28,7 milhões de pessoas. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após a aplicação.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.
O Ministério da Saúde orienta à população a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.