Seu corpo mostra que você está estressado

2015-04-10_190211

Todo mundo se sente um pouco ansioso às vezes. Mas se essa ansiedade interfere na sua vida durante um longo período de tempo, você deve levá-la a sério. Caso contrário, você pode ficar estressado, irritado e incapaz de viver normalmente.
Então, por que não tirar um tempo para examinar o seu corpo e ver se você está realmente mais estressado do que imagina? Aqui estão alguns dos sintomas de estresse que você deve ter em mente!

Problemas de pele
Psoríase, acne e outras doenças da pele podem ser causadas pelo estresse. Um estudo analisou estudantes e encontrou uma conexão entre altos níveis de estresse mental e problemas de pele.
Um experimento com camundongos chegou ao mesmo resultado. Os ratos que foram expostos a altos níveis de estresse foram mais suscetíveis a infecções de pele.

Mudança de peso
Situações estressantes aumentam a produção do hormônio cortisol, como diz a Mayo Clinic. O cortisol estabiliza o metabolismo das gorduras e carboidratos e regula os níveis de açúcar no sangue. Mas se eles estão elevados, você comerá mais e seu corpo produzirá menos testosterona. Isso, por sua vez, faz você ganhar peso.
Por outro lado, níveis aumentados de adrenalina no sangue podem levar à perda de peso. A adrenalina acelera o metabolismo, mas retarda a secreção de gordura. Alguns pesquisadores também argumentam que o CRH (um hormônio peptídico envolvido na resposta do corpo ao estresse) leva à perda de peso.

Resfriados frequentes
Você sabia que o estresse pode tornar mais fácil para você pegar um resfriado? Em um estudo feito nos EUA, 276 pessoas saudáveis estavam expostas a um resfriado comum. Então, eles foram mantidos isolados. E os pesquisadores descobriram que as pessoas que tiveram algum estresse a longo prazo antes do experimento tinham maior probabilidade de pegar o resfriado do que aqueles que não estavam estressados.
Então não culpe o tempo frio. Se você ficar doente muitas vezes, pode ser porque você está estressado.

Estômago
Há provas científicas de que o estresse pode ter um efeito negativo no trato gastrointestinal. Dores no estômago, por exemplo, podem ser um dos primeiros sinais.
Uma das teorias é que o estresse crônico faz com que o sistema digestivo se desgaste e se torne mais sensível, como diz a Harvard Medical School.

Falta de foco
As pessoas que estão estressadas por um longo período muitas vezes têm dificuldade em se concentrar nas tarefas. Isso acontece devido ao esgotamento relacionado ao estresse.
Se você perceber que está menos focado do que o normal, talvez seja hora de desacelerar e fazer uma pausa.

Perda de cabelo
Os pesquisadores mostraram que o estresse pode torná-lo parcialmente ou mesmo completamente calvo.Se você notar que tem menos cabelo do que antes, o estresse pode ser a causa.

Dores de cabeça
Existem muitas causas de dores de cabeça, incluindo distúrbios visuais, sono fraco, pressão arterial baixa ou alta, sinusite, tensão no pescoço, gravidez, entre outros.
Mas algumas dores de cabeça são causadas pelo estresse, que podem vir do trabalho ou de casa.
A medicação contra a dor pode naturalmente aliviar as dores de cabeça, mas se você não diagnosticar corretamente a causa raiz, existe o risco de a dor de cabeça retornar.

Baixo desejo sexual
As pessoas que são freqüentemente expostas ao estresse tornam-se emocionalmente drenadas e também tendem a ter poucas relações sexuais, de acordo com pesquisadores nos EUA.
Então, se você não teve relações sexuais com seu parceiro há muito tempo, não fique com raiva ou preocupado – porque não vai ajudar. Se o estresse é a causa, esses sentimentos só piorarão as coisas.

Insônia
O estresse também pode causar sérios problemas de sono. Isso pode fazer o seu sistema nervoso ficar alerta e tornar difícil diminuir a velocidade.
A falta de uma boa noite de sono, torna difícil trabalhar de forma eficaz e aproveitar a vida.
Se você não consegue dormir, é importante encontrar a causa da sua insônia e eliminá-la o mais rápido possível!

Doença cardíaca
Nossos corações passam por muitas coisas durante nossas vidas, boas e más. E o estresse tem uma má influência no coração. Pesquisas mostram que o estresse pode mudar o ritmo do coração de forma prejudicial.
Leve os sintomas do estresse a sério e preste atenção aos sinais de alarme do seu corpo. E lembre-se de relaxar, mesmo durante as férias ou em outras ocasiões.