Seu cão esfrega o bumbum no chão? Fique atento, pode ser sinal de perigo!

2015-04-10_190211

Na sua maioria há uma irritação na região do ânus que podem ocorrer por diversos motivos

Problemas nas glândulas anais
Os cães tem glândulas na região do ânus, que servem tanto para lubrificação como para exalar o cheiro que é responsável pela comunicação com outros cães.

Às vezes essas glândulas inflamam, e o cão arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto.
Se estas glândulas não drenarem de vez em quando, a substância torna-se mais espessa ao ponto de tapar o orifício da glândula e isto pode derivar não só em incômodos mas também em problemas mais sérios que requeiram atenção médica como é o caso das glândulas anais inflamadas ou os abscessos.

Diarreia
É muito comum um cachorro sofrer alguma vez na sua vida de parasitas intestinais, por ingerir, lamber ou mesmo comer coisas como lixo, comidas estragadas etc. Para saber se o seu cachorro tem uma infecção parasitária, basta olhar para suas fezes, os parasitas costumam ser bastante visíveis (finos, compridos e esbranquiçados). Por outro lado, a diarreia também pode ser uma das causas pelas quais o seu cachorro arrasta o seu ânus pelo chão.

Parasitas
Em especial as tênias podem causar essa coceira na região do ânus do animalzinho, fique de olho nas fezes, caso veja algo branco, consulte o veterinário.

Tosas higiênicas e irritações de pele
É comum que cães mais alérgicos após a tosa higiênica fiquem com uma irritação local, isso porque a lâmina da tosa é passada na pele, causando o problema. Se caso você notar que após uns dias da tosa seu cão começa a esfregar o bumbum no chão, provavelmente será esse o problema.

Prolapso retal
Em casos mais graves de constipação e diarreia pode ocorrer o prolapso retal, isto é, a parte final do intestino sai pelo anus, e com isso causa dor, e bastante desconforto no animal que pode tanto arrastar o bumbum no chão, como ficar sentando, sem querer se levantar. Os pets após esvaziarem as suas glândulas podem também arrastar o seu ânus numa tentativa de eliminar qualquer resíduo.

A primeira coisa que deverá fazer na próxima vez que o seu cachorro arrastar o seu ânus, e antes de chegar a uma conclusão, é verificar se não tem algo agarrado.

Se não o conseguir fazer depois de se arrastar desesperadamente, ajude-o. O ideal é sempre estar observando e atento ao seu animalzinho de estimação, seja qual for a causa que estiver provocando mal-estar no seu amiguinho, é fundamental consultar sempre o veterinário.