Seu cachorro morde demais? Entenda os porquês desta ação

2015-04-10_190211

O hábito pode se tornar perigoso para tutores

Você sabe por que os cães têm o hábito de morder? A mordida é uma reação natural dos cães, mesmo o mais dóceis, têm o instinto de morder quando se sentem ameaçados. Contudo, eles também podem desenvolver o hábito de morder por se sentirem ansiosos e estressados. Isso acontece, pois muitos cachorros não sabem lidar com a solidão e acabam se tornando barulhentos e destruidores quando ficam sozinhos e entediados. Esse quadro também é conhecido como ansiedade de separação.

Outra possível causa pode estar atrelada à fase de vida do animal. Assim como os humanos, os filhotes de cachorro passam pelas trocas de dentes, e para aliviar o desconforto, os peludos mordem tudo que encontram pela frente para ajudar com a coceira. Também não é incomum que cães filhotes e até mesmo adultos possam sentir vontade de morder o tutor por pura diversão. As mãos humanas parecem muito mais divertidas do que brinquedos caninos, na visão deles. Alguns cães também podem usar as mordidinhas simplesmente como forma de chamar a atenção do tutor, por passarem muito tempo sozinhos ou não serem estimulados o suficiente com brincadeiras.

Entretanto, isso também pode ser simplesmente um hábito ruim. Por isso, o adestramento adequado é imprescindível e contribui para a educação e obediência do animal. Apesar de ser um comportamento a ser corrigido, o tutor deve ter paciência e nunca usar força física para repreender o cão. O filhote ainda está aprendendo o que é certo e errado e, no caso de cães adulto, é preciso ainda mais paciência, pois o pet precisa deixar para trás uma hábito da vida toda.  Abaixo, separamos algumas dicas para evitar mordidas dos caninos, confira:

Quando o cachorro morder, apenas diga “não” em tom sério, e nunca seguido pelo nome dele, o comando deve ser claro. Diga “solta”: outro comando importante é ensinar o cão a soltar, assim, quando ele carregar um objeto que não lhe pertence, o tutor pode recuperar sem esforço. Invista em brinquedos e em enriquecimento ambiental: opte por brincar com objetos que o cão possa morder e elogie quando ele fizer isso com o brinquedo, e não um móvel ou um tênis por exemplo. Limite o acesso: se o cão está mordendo um móvel específico, não permita que ele se aproxime mais, corrija-o até entender que aquela área é proibida. Não incentive: mesmo que durante brincadeiras, não incentive o cão a rosnar, mostrar os dentes ou morder e nem o recompense diante disso. Aumente o nível de atividade: o maior número de passeios e brincadeiras reduzirá o estresse e agitação e, consequentemente, as mordidas. Ignore ele: quando o cão morde o dono para chamar atenção, o tutor deve ignorá-lo, para que o cão não relacione a mordida à ganhar o que quer. Quando o cão entender que não vai conquistar atenção assim, o tutor deve atraí-lo com uma bola, por exemplo. Pare de brincar: quando o cão morder, o dono deve mostrar que a atitude foi errada, interrompendo a diversão, ou deixá-lo sozinho em outro cômodo, como no quintal por um tempo.