Setor de transportes apresenta crescimento de 18% em janeiro

2015-04-10_190211
SONY DSC

Presidente da Fetransul, Paulo Caleffi, ainda aponta com otimismo o retorno da Transposul para Bento

O setor de transportes pode comemorar janeiro. Segundo o presidente da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), Paulo Caleffi, este mês já está 18% melhor que o mesmo período de 2017. “O setor em Bento Gonçalves teve algumas crises, porém não foi tão atingido como em outros municípios. Isso porque alguns setores se superaram e conseguiram, ao invés de reduzir a mão-obra empregada, até aumentar o emprego”, explica. “O Transporte vai de carona nisso. Os segmentos que sofreram crises maiores e atravessaram dificuldades, saem em 2018 fortalecidos, porque, como sobreviventes, estão melhor preparados”, avalia.
Caleffi ressalta o cenário otimista e prevê que se o Produto Interno Bruto (PIB) se tornar positivo em 2,5% sobre 2017, o setor já terá dificuldades para o atendimento da demanda. “Não houve investimentos nos últimos dois anos e a rapidez do aumento da demanda pode encontrar o setor desmobilizado”, comenta.

Transposul
Neste ano, Bento Gonçalves vai voltar a receber a maior feira de transportes e logística do sul do país, a Transposul, depois de um hiato de 12 anos. “Ela já esteve aqui por quatro edições e foi levada à capital. Agora retorna à Bento. Caso consigamos ser bem-sucedidos, poderá permanecer aqui nos próximos anos”, relata Caleffi.
A 20ª edição da Transposul, acontece entre 27 e 29 de junho, nos pavilhões da Fundaparque, e reúne congresso e feira. “O congresso tem um público, que também passa pela feira. Como é de curta duração e essencialmente técnica, estamos contando que 8 mil pessoas se hospedarão por quatro dias em Bento, o suficiente para encher os hotéis”, prevê.
Além da importância para o setor hoteleiro, o empresário classifica a Transposul como uma movimentação de negócios para todos os setores. “Ela vai congregar os interesses dos transportes rodoviários de carga e táxi. A edição trará novidades e oportunidades de negócios, com a presença de palestrantes interessantes e a comercialização de veículos de carga usados, aberta ao público. Com isso, o evento se abre ao público local, não somente ao setor de transportes”, pontua.
Caleffi acredita que o apelo turístico ajuda a atrair o expositor e o visitante. “Bento tem o apelo turístico muito forte e sentimos por parte dos expositores e visitantes que eles viram isso com bons olhos, assim como a comunidade local e administradores”, conclui.