Setembro de acerto de contas

2015-04-10_190211

O mês de setembro foi, de longe, o mês dos acertos de contas entre as facções de tráfico e/ou distribuidores. O vídeo divulgado pelos grupos de whatsapp no último final de semana – que todo mundo assistiu aterrorizado – é o exemplo acabado dos dias de hoje. Bandidos fazendo a sua própria justiça, dando nome e endereço, sem se preocupar com represálias. Aliás, vai longe o tempo que bandido se escondia.
Os “ acertos de contas” são os responsáveis por quase 100% dos homicídios do mês de setembro na cidade. 25 assassinatos em 2017, sendo oito somente em setembro, contra uma média de dois nos outros meses deste ano.
|No outro lado estão a polícia militar e polícia civil, com salários parcelados, pouco aparelhada e com muita pressão da sociedade para resolver esta situação caótica. O presídio abarrotado, mesmo com interdição e ordem de transferir presos em excesso, segue com sua superpopulação, impossibilitando a entrada de “novos inquilinos”.
É certo que os homicídios continuem a escalada. A população não tem mais onde recorrer e vai continuar sobressaltada até com o carteiro, quando toca a campainha fora do horário habitual.