Setembrino do Rosário recebe homenagem e Título de Cidadão Bento-gonçalvense

2015-04-10_190211
Professor e contador, Setembrino tem vida comunitária atuante há 50 anos

O contador, nascido em Nova Prata, Setembrino do Rosário recebeu a convite da Câmara Municipal, o honroso Título de Cidadão de Bento Gonçalves, em razão de contribuições prestadas a sociedade, principalmente junto à Paróquia de Santo Antônio, em cerimônia realizada no dia 11 de julho.

Estiveram presentes na solenidade representantes dos poderes Executivo, Legislativo, o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Ricardo Fontana, os casais festeiros, familiares e amigos do Sr. Setembrino.
Dentre as muitas contribuições à comunidade, Setembrino do Rosário também teve destacada participação na Apae de Bento Gonçalves, entre outras atividades voluntárias.
Setembrino é o terceiro de cinco irmãos, que foram criados e muito bem educados por Maria Luiza Júlia do Rosário, que ficou viúva quando o filho menor tinha apenas cinco anos. Casado com Natalina do Rosário, Setembrino tem quatro filhos e três netos.

 

História de Vida

Setembrino do Rosário, nasceu na cidade de Nova Prata em 08 de setembro de 1945, filho de Aristides Anselmo de Rosário e Maria Luiza Júlia do Rosário.

Estudou os primeiros anos de sua vida no Grupo Escolar Tiradentes até o 5° ano e após foi admitido no Colégio Nossa Senhora Aparecida onde esteve até a conclusão do Ginásio (atual Ensino Médio) em dezembro de 1960.

No dia 31 de dezembro de 1960 chegou em Bento Gonçalves para visitar sua irmã Pedrolina e seu Cunhado Paulo da Silva que residiam no município. Setembrino permaneceu alguns dias em Bento Gonçalves, e no período, pensou muito a respeito da continuação de seus estudos, pois, em Nova Prata não havia nenhuma opção após a conclusão do ginásio.

Para prosseguir com seus estudos, Setembrino ficou em Bento Gonçalves onde cursou o Técnico em Contabilidade no Colégio Aparecida através de uma bolsa de estudos que Nadir Bonini, conhecido como Irmão Bolinha, que através do gesto lhe concedeu a oportunidade de ter uma formação.

Na mesma época, Setembrino conseguiu uma colocação na Ferragens Fianco Ltda. Suas primeiras funções na empresa eram: ir aos bancos, correios e realização de outros serviços internos, ficando no cargo por aproximadamente um ano, após, tornou-se vendedor.

Setembrino concluiu a formação técnica em contabilidade no Colégio Aparecida em dezembro de 1964. Entre os anos de 1965 e 1966 trabalhou na Mecânica Bertuol Ltda., atual Meber S/A, após voltou a Ferragens Fianco onde permaneceu até agosto de 1968.

Em setembro de 1968, conquistou a oportunidade como técnico em contabilidade no escritório de Lênio Tregnago e Walter Francisco Tesser onde sempre foi muito bem acolhido e permanece até hoje, completando mais de 51 anos na profissão.

Durante os quase 60 anos que Setembrino reside em Bento Gonçalves, o gaúcho de Nova Prata realizou muitas funções para o bem da comunidade, como: Secretário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, a convite de Nilza Farina Michelin e Ladis Callegari; Financeiro da Sociedade São Bento, Projetor de filmes nas sessões noturnas dos cinemas Popular, Aliança e Ipiranga, durante vários anos.

Dentre as funções prestadas à comunidade, em 1975 Setembrino foi convidado por Hilário Valent e Paulo Guilamellau, para ajudar na Festa de Santo Antônio que tinha como Pároco o padre muito estimado por ele, Oscar Bertholdo, na ocasião, assumiu os cargos de secretário e financeiro da Festa.

Com o passar dos anos e troca de Párocos, ele ficou de fora de algumas edições da tradicional festividade religiosa, mas desde que o Padre Isidoro Bigolin assumiu a paróquia, ele retornou as suas funções de financeiro oficial da Festa de Santo Antônio.

Quando Setembrino estava se preparando para deixar as funções, o atual pároco Padre Ricardo Fontana, pediu para que ele continuasse ajudando no cargo administrativo que exerce até hoje.

A sua última função assumida perante a comunidade em conjunto com suas atribuições administrativas, foi como Festeiro da 141ª Festa de Santo Antônio, a convite de Jaime Slodkovski e do Padre Ricardo.

 

O casamento celebrado há 51 anos na Igreja matriz de Cristo Rei

Natalina e Setembrino, sempre atuantes na comunidade, foram festeiros da última Festa de Santo Antônio