Sete passos para cultivar batata em vasos na sua casa

2015-04-10_190211

Escolha das batatas
As batatas que serão utilizadas como sementes, deverão estar saudáveis. A semente da batata é a própria batata. O ideal é utilizar as batatas que foram apenas escovadas e não as lavadas. Mas na ausência das escovadas, as lavadas também apresentam bons resultados. Não utilize batatas doentes, podres ou feridas. Qualquer um destes problemas poderá comprometer a saúde da planta e impedir o seu crescimento ou propiciar o apodrecimento da semente.

Formando as
batatas sementes
As batatas devem ser plantadas somente após estarem brotadas. Deixe-as na gaveta da geladeira por uns dias que elas iniciam as brotações. Para saber quando plantar aguarde quando os brotos estiverem com 2 cm e já iniciarem a formação das raízes.
Se houver a formação de muitos brotos na mesma batata, deve-se fatiar as batatas e deixar 1 ou 2 brotos apenas para reduzir a competitividade entre as plantas. Após ter fatiado deixe-as na sombra durante 2 dias para a cicatrização do corte ou passe canela em pó para acelerar esta cicatrização. Após o corte estar seco, deve-se fazer o plantio.

Escolha do vaso
Para o plantio das batatas deve ser montado um conjunto com 2 vasos. O primeiro vaso deverá estar com as laterais cortadas e deverá ser colocado dentro de um vaso normal, porém maior que o primeiro. Isso deve ocorrer para facilitar a visualização do desenvolvimento do sistema radicular das batatas e agilizar a colheita. Escolha vasos que tenham no mínimo 30 cm de profundidade por 30 cm de largura (diâmetro do vaso).

O substrato do vaso
As batatas deverão ser plantadas em um mix de matérias-primas que promoverão o crescimento saudável do sistema radicular. Deve-se utilizar um Condicionador de Solo “Classe A” (Orgânico), casca de ovo (seca e moída no liquidificador), cinzas de churrasqueira, fertilizante granulado NPK formulação 04-14-08 (promover um maior enraizamento), esterco bovino (seco, moído, peneirado e esterilizado), húmus de minhoca, etc. Todos estes produtos irão promover uma melhor formação dos tubérculos das batatas.
Plantio das batatas
Coloque na cova a batata semente com os brotos virados para cima e cubra-a completamente com o substrato. As batatas devem ser plantadas na metade do vaso, depois de 30 dias complete o vaso com o restante do substrato, formando uma leira (canteiro ou elevação de terra) com aproximados 25 cm de altura.
A formação dos tubérculos ocorrerá após um período que varia de 30 a 50 dias, a contar da data do plantio. Durante o desenvolvimento da planta, é importante que os brotos não fiquem expostos à luz. Isso resulta no seu esverdeamento dos tubérculos, tornando-os ruins para o consumo.

Luz e calor
As batatas precisam de luz direta por algumas horas diárias e temperatura amenas (com máximas entre 18° C e 22° C) para desenvolver. Os meses mais frios, portanto, são os mais aconselháveis para o cultivo. Na varanda, procure um lugar iluminado, mas fresco, pois o pleno desenvolvimento se dá no frio da noite, quando o termômetro permanece entre 10° C e 16° C.
Não molhe a planta em excesso, isso ocasionaria na mela das raízes. Mantenha o solo levemente úmido. Faça uma boa drenagem no fundo do vaso. Utilize argila expandida, brita, seixos ou manta bidim.

Controle de Pragas e doenças
A batata está sujeita a várias pragas que suas larvas atacam os tubérculos e, na fase adulta, o inseto desfolha a planta. Para minimizar o ataque, pode ser feita uma catação manual ou utilizar um produto orgânico para o controle de pragas. No entanto, os maiores problemas das batatas são provocados por fungos e bactérias, que fazem as folhas adoecerem. Nesses casos, o combate se dá pelo uso de terra bem nutrida, rica em matéria orgânica.

Colheita
As batatas demoram entre 14 a 16 semanas para amadurecer e quando iniciam o florescimento é sinal que estão quase prontas para serem colhidas. Quando as plantas começam a ficar secas e amarelas, a colheita está pronta a ser realizada, pois os tubérculos alcançaram o seu desenvolvimento máximo. No entanto, basta erguer o vaso cortado para ver como está o crescimento dos tubérculos.