Serra Gaúcha tem semana de sol forte e temperatura alta

2015-04-10_190211

A semana deve ser de tempo instável na Serra Gaúcha. Com temperaturas que podem chegar aos 32°C, os próximos dias devem ser os mais quentes do ano, em contra partida, pelo até sexta-feira, dia 09, está previsto pancadas de chuva. Deve chover pelo menos 30 mm nos próximos quatro dias.

As chuvas do Sul
Uma mudança na circulação do ventos sobre o centro-sul do Brasil volta a favorecer a entrada de ar quente e úmido sobre os estados da Região Sul. As pancadas de chuva começar a retornar a partir desta terça-feira (6), porém a região da Campanha e o sul gaúcho, que enfrentam racionamento de água, serão pouco beneficiados.
O Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul continuam com bastante sol e calor no período da tarde. Apenas o amanhecer será com temperaturas amenas. Com o aquecimento e a entrada do ar úmido, as nuvens de chuva voltam a crescer a partir da tarde. As condições para pancadas de chuva com raios aumentam especialmente sobre o oeste do Paraná, o estado de Santa Catarina, o norte e o noroeste do Rio Grande do Sul e pode chover moderado.

O tempo em fevereiro
O mês de fevereiro começou com a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provoca chuva frequente e volumosa em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e também em parte do Nordeste.
As áreas de instabilidade associadas com a ZCAS ficam bastante ativa até por volta do dia 8 de fevereiro, mas a partir tendem a enfraquecer.
O Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul ficam sob predomínio de alta pressão atmosféricas nos primeiros dias de fevereiro, o que afasta as nuvens carregadas.
No fim da primeira quinzena do mês, a concentração da chuva muda novamente e o centro-sul do país volta a ter chuva mais frequente e volumosa.