Serpentes de estimação devem viver em lugares espaçosos

2015-04-10_190211

As cobras são animais fascinantes e por isso são amadas como animais domésticos em todo o mundo. E com a manipulação regular, podem ficar bem mansas. No entanto, não são animais de estimação para todos. Elas têm necessidades específicas e só devem ser mantidas por aqueles com o compromisso de entender e atender sua rotina. Mas cuidar de cobras em casa é totalmente possível, e muitas pessoas ao redor do mundo fazem isso.

Entendendo sobre a criação de cobras
Ao escolher uma cobra como animal doméstico, você está fazendo um compromisso de longo prazo. Muitos podem viver mais de 20 anos em plena saúde e sem qualquer problema. Um gato vive em média 10 anos, como comparativo. Um cachorro chega ao máximo 20 anos, mas não com muita saúde.
Você também deve estar disposto a alimentar seu animal com outros animais como presa, e isso pode enojar bastante um dono de animal que jamais teve que alimentar um ser vivo com outro ser vivo. Alguns donos preferem alimentar cobras com ratos congelados, mas elas preferem os vivos.
As cobras são artistas em escapar e são muito hábeis com isso. Por isso verifique se você tem um tanque à prova de fuga, tendo em mente que as cobras são persistentes em como encontrar uma forma de sair se e espremer através de quaisquer pequenas fendas que você deixar.

Como escolher uma cobra para a criação em casa
Compre uma cobra e não leve uma para casa. Cobras selvagens capturadas tendem a ser mais estressadas e propensas a parasitas e doenças, e são bem mais difíceis de domar.
Você também deve levar o animal para um veterinário, mas antes pode fazer um exame superficial de sua cobra para verificar quaisquer sinais de doença e não ter problemas com seu animal em casa.

Espécies de Estimação
Ao optar por uma cobra você tem que estar seguro, pois este animal pode sobreviver por cerca de 30 anos. O Ibama registra alto índice de abandono desta espécie, que na maioria das vezes são jogadas no mato e dificilmente conseguem sobreviver, já que estavam condicionadas num ambiente fechado. Como iniciante é fundamental que você não crie serpentes venenosas, pois coloca a sua vida, a de familiares e a de amigos em muito perigo. Procure um animal produzido em cativeiro por um criador respeitável evitando serpentes capturadas na natureza, pois elas não se adaptarão facilmente num terrário. Para te ajudar nesta missão, o site Pet Lovers apresenta uma lista de 10 espécies de cobras apropriadas para serem criadas em residências.

Milho
É umas das mais populares cobras de estimação. Muito dócil e fácil de manusear com uma variedade enorme de cores. Não passa de 120 cm e você não precisa comprar um grande terrário. Sua reprodução é muito fácil. Sendo um animal de sangue frio precisa de calor e iluminação especial para uma boa qualidade de vida, o que facilita o seu sistema digestivo. Ela consome muita água, sendo recomendado deixar uma vasilha com bastante volume à disposição. A temperatura e a umidade devem variar de 23 a 30º C.

Real Californiana
Consegue ser mais dócil que a milho, sendo excelente para o manuseio na fase adulta. É um pouco temperamental quando filhote e não pensa duas vezes em morder, caso se sentir ameaçada. É uma cobra terrestre, embora utilize muito os galhos ou os troncos do terrário. Pode atingir o tamanho de 150 cm, sendo resistente as mudanças abruptas de temperaturas. Não pode conviver com outra serpente, pois ela pode comer a companheira mesmo sendo da sua espécie. Apresenta a mesma largura em quase todo o corpo, sendo a cabeça pouco mais larga do que o pescoço. Pode ser encontrada em diversas cores alternando de preto ou castanho com branco ou amarelo.

Real Mexicana
Parente da Californiana é uma serpente mais tímida permanecendo escondida grande parte do tempo. Quando adulta é de cor totalmente negra apresentando escamas brancas ou amarelas na juventude. Também pode chegar até 150 cm, não sendo recomendado sua convivência com outra cobra, pois ela também costuma comer a companhia. Como ela gosta de se esconder é fundamental que o terrário apresente bastante apetrechos evitando que ela sofra algum tipo de stress.

Boa Rosada
Este nome é em razão da coloração rosa ou salmão, com listras de outras cores que torna a estética desta serpente deslumbrante. Sua beleza misturada com sua docilidade transformaram a Boa Rosada numa das espécies mais populares para o ambiente doméstico. Geralmente são de pequeno a médio porte não atingindo mais que 110 cm. Em uma temperatura adequada do terrário, ela pode ficar muitas horas em atividade, principalmente se o ambiente estiver quente. Em espaços mais frios ela curte ficar mais quieta e procura se esconder. Mesmo agredida não costuma morder rolando em uma bola compacta com a cabeça no centro.