Será que você é um profissional tóxico e não sabe? Identifique e fuja destes comportamentos

2015-04-10_190211

Saiba quais são as cinco das atitudes tóxicas que profissionais podem ter no trabalho

Uma pesquisa que analisou o perfil de mais 60 mil profissionais, desenvolvida pela Harvard Business School, identificou que ter na equipe, colaboradores competentes pode significar uma economia de até US$ 5 mil, por empregado. Entretanto, ter na equipe um bom profissional, mas, que apresenta comportamentos tóxicos, pode onerar em até US$ 12 mil os custos da empresa.
A forma com que as pessoas se relacionam é muito importante por diversos fatores dentro de uma empresa, tanto no que se refere à harmonia e desempenho quanto na conquista de metas e clientes.
Por este motivo, é possível dizer que além das habilidades técnicas, deve ser inerente a um bom profissional a forma com que ele se relaciona com colegas, clientes e fornecedores.
De acordo com a pesquisa, a convivência com um colega tóxico pode interferir e muito na produtividade, engajamento e consistência de toda a equipe, o que acaba gerando a empresa custos extras com possíveis demissões, recrutamentos e treinamentos.
Por este motivo, você como gestor ou outro funcionário, fique atento para saber identificar uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho, mas antes, analise bem, esta pessoa pode ser você. Mesmo que de forma involuntária, você pode estar praticando vários destes comportamentos.

Comportamentos
O Sabe-Tudo: Os arrogantes têm o seu crescimento profissional prejudicado pela arrogância, já que ela impede o aprendizado.  As pessoas arrogantes têm uma grande dificuldade de escutar, compartilhar aquilo que sabem, além de serem resistentes às mudanças e acharem que são melhores que os outros.
O Reclamão: Nada nunca está bom ou basta, para pessoas que só sabem reclamar. Para eles, o seu grande prazer está em encontrar defeitos em tudo que os outros fazem. Não caia nessa armadilha. Críticas são sempre bem-vindas, mas seja pró-ativo e construa soluções com seus colegas e/ou gestores.
O que deixa tudo para depois: A procrastinação pode ser considerada a maior ladra de carreiras e fortunas do mundo. Se você é uma das pessoas que deixa tudo para última hora e está sempre com prazos, funções e tarefas atrasadas, saiba que você afeta não só a sua produtividade, mas também daqueles que contam com o seu trabalho.
Se analise! Identifique os motivos desta atitude e tente mudar.
Pata de Elefante: Se pergunte, ao chegar no trabalho, você é recebido com gentileza, cordialidade, suavidade ou alegria? Você costuma cumprimentar seus colegas de trabalho? Pede as coisas com educação? Fala com respeito ou sua comunicação sai de qualquer jeito, afinal você não tem tempo para melindres? Reveja sua gentileza, ela é essencial para um ambiente de trabalho saudável e na construção da sua reputação.
Tititi: Não fale mal de outras pessoas, tanto na sua vida pessoal e muito menos em ambientes de trabalho. Essa postura transmite falta de confiança, imaturidade e riscos à imagem da empresa. Foque no seu valor, no que você tem de bom e pouco a pouco você também verá o que tem de bom nas pessoas ao seu redor.
Mantenha esses comportamentos no seu radar de auto avaliação profissional e de boa convivência.
Afinal, cabe a cada um zelar e garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.