Semtur apresenta projeto de revitalização do corredor gastronômico

2015-04-10_190211
O valor estimado de investimento é de R$ 2,5 mi para a primeira etapa do projeto. Foto: Reprodução

Objetivo é reduzir a circulação de veículos e priorizar os pedestres

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo (Semtur), apresentou na tarde desta terça-feira (01), o plano de revitalização a Via Gastronômica da cidade, localizado na rua Herny Hugo Dreher, bairro Planalto. O valor estimado de investimento é de R$ 2,5 mi para a primeira etapa do projeto. A licitação desta etapa inicial deve ser lançada ainda neste mês de junho e os trabalhos devem começar neste ano. A estimativa é de que eles durem ao menos oito meses.

A revitalização do trecho prevê a humanização dos espaços, melhor arborização, alteração paisagística, alterações de estacionamentos, faixas de segurança elevadas para maior segurança dos pedestres, guarda corpo nas esquinas para possibilitar uma melhor ocupação das calçadas, melhorias de sinalização, alargamento das calçadas e nova iluminação.

Um dos principais pontos do projeto é o objetivo de reduzir a circulação de veículos e priorizar os pedestres. Esse trabalho será possibilitado com a redução do pavimento asfáltico e redução, pela metade, das vagas de estacionamento na via. Nesse sentido, um dos objetivos do projeto é levar as vagas de carros para as ruas secundárias, que receberão um reforço na iluminação. Também serão criados novos estacionamentos pagos no entorno. A revitalização também contempla melhorias estruturas para ciclistas, como locais disponíveis para guardar as bicicletas em via pública.

Segundo o secretário de turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, é uma nova organização do ambiente para melhor a circulação no trecho. “O projeto é uma ideia que já tem alguns anos. A tendencia de expansão de empreendimentos no local é muito forte e abrange, além da Herny Hugo Dreher, a avenida Planalto e rua Xingú”, analisa.

Após a conclusão da primeira fase, será discutida com a população a seguinte, que contempla o perímetro da avenida Planalto, no trecho entre a Herny e a Carlos Flores, em uma extensão total de 700 metros.
“É o único corredor gastronômico do município, é ponto de encontro para caminhadas e realização de esportes, no local também está localizada uma das principais Praças da cidade, destaques culturais com Museo do Imigrante, Casa das Artes e Rua Coberta. Concentração de hotéis, cafés, bistrôs, comércio em geral, Monumento ao Imigrante, Igreja da Pipa (Igreja são Bento), então um ponto muito importante nas referências turísticas”, finaliza Parisotto.