Seminário debate sobre a agroindústria familiar

São Pedro 2015-04-10_190211

O 1º Seminário Estadual do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) aconteceu na última quarta-feira (19), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. A estratégia permite que as agroindústrias familiares ou de pequeno porte gaúchos comercializem seus produtos de origem animal em todo território do Rio Grande do Sul.
O objetivo do seminário foi debater sobre as táticas já vigentes para melhorar a qualidade da produção, aumentar a geração de renda e qualidade de vida, organizar a cadeia das agroindústrias familiares num único sistema e contribuir na sucessão familiar rural.
A SUSAF-RS é considerada a porta de entrada para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias familiares. Nos 21 municípios onde houve adesão (entre eles Bento Gonçalves), foi constatado aumento da produção dos empreendimentos familiares e criação de novos postos de trabalho no setor. Ainda, o fortalecimento da sucessão no campo.
Em todo o Estado, 34 agroindústrias familiares estão cadastradas. Outras 250 localidades já solicitaram adesão e aguardam a liberação da Secretaria da Agricultura, responsável pelo credenciamento.