Semana será chuvosa na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

Nesta semana uma frente fria retorna ao estado, trazendo mais chuvas para Bento Gonçalves e região. A estimativa é de quase 100 mm até o próximo domingo, dia 29. Nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, o dia deve ser nublado e chuvoso. No decorrer da semana o sol surge timidamente, porém, acompanhado de pancadas de chuva que podem variar de intensidade ao longo do dia. Na semana a mínima será de 9°C e máximas que não passam dos 20°C.

Formação de El Niño afeta temperatura e chuva
Ainda não se pode dizer que estamos com um novo El Niño, mas o processo de aquecimento da água do Pacífico central-leste que vai ocorrendo durante o segundo semestre de 2018 interfere na chuva e na temperatura da primavera no Hemisfério Sul e do começo do verão 2018/2019.

El Niño e La Niña alteram o clima no planeta
El Niño e La Niña são fenômenos de escala planetária que interferem no clima de muitos países, tanto do Hemisfério Sul como do Hemisfério Norte. Em alguns locais do planeta, o El Niño é benéfico e em outros não. Em anos de El Niño, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que sofre com secas e escassez de água, é beneficiado com mais chuva. No Brasil, em anos de El Niño, o Nordeste sofre mais com a seca.
O El Nino (La Niña) de um biênio pode ser parecido com outro biênio, mas não igual. Os mapas mostram os efeitos médios mais comuns que ocorrem no planeta em anos de El Niño e de La Niña, no verão e no inverno.