Semana do Hip Hop em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Segundo os organizadores, até este domingo, a intenção é atingir em torno de 10 mil pessoas

Battle In The Cypher acontece até este domingo, 16, integrando artistas de diversos países latino-americanos  

O Hip Hop está “dominando” Bento Gonçalves esta semana. MCs, grafiteiros, bboys e outros artistas da área participam da 8ª edição do Battle in the Cypher, programação que começou pequena, cresceu e acabou entrando para o calendário oficial da cidade.
“Na primeira edição, foi apenas um dia. Agora, é uma semana, com exposição, cinema, mostra de dança, grafitagem, batalhas de rap, de DJs e de dança, palestras, atividades em escolas”, enumera Pedro Festa (Pedrinho), integrante do coletivo Nest Panos, que organiza o Battle.
Segundo os organizadores, até este domingo, a intenção é atingir em torno de 10 mil pessoas, graças a atividades voltadas ao público em geral, como a mostra aberta que ocorre quinta à tardinha na Via del Vino, com apresentações de danças urbanas, pocket shows de rap e batalhas shows. Além disso, workshops e apresentações de breaking e grafite serão levadas a 12 escolas públicas e projetos sociais da cidade (no ano passado, foram seis).
Segundo Festa, participam mais de 50 pessoas de outras regiões do Brasil, além de participantes da Argentina, Uruguai e Suíça.
O foco do Battle in the Cypher não é apenas no público local: até domingo, é esperado pelo menos duas centenas de participantes das mais diversas partes do país, mais delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai (uma das eliminatórias foi em Montevidéu).
Num formato que privilegia a festa e a diversão, é uma oportunidade e tanto para quem quer prestigiar a cultura hip hop, ou travar um primeiro contato com ela.

Referências da dança no festival
A lista de outras referências das danças de rua que estarão no Battle 2017 são Rodrigo Elemento X, de Belo Horizonte, Mixa Funk Fockers, de Ribeirão Preto, e o carioca Reis Atari Funk, que atualmente reside em Porto Alegre. O trio será jurado de breaking e também comandará workshops.
Mixa, que atua na cena hip hop brasileira há 12 anos, é um dos fundadores do Funk Fockers Crew, que tem atuação destacada no breaking brasileiro no Brasil e no Exterior, também desenvolvendo projetos coregráficos para companhias de danças brasileiras, criações em videodança e arte digital.
Outro destaque entre os workshops será a presença do b.boy Poeto TBB, de Genebra, que fará uma palestra sobre a dança rocking. Integrante das crews TBB e Master Mind, ele é expert no estilo Brooklyn Rock de rocking, gênero que apareceu pela primeira vez no fim dos anos 1960 entre os gangueiros norte-americanos e evoluiu para conquistar porto-riquenhos em “enfrentamentos” corporais sem toque, nos “breaks” das músicas, em movimentos do quadril em quatro tempos.
O grafiteiro Icone K cria nas ruas desde 1999 e é um estudioso desta estética. Tem um estilo que se caracteriza pela composição de cores vivas e formas retas, com influências dos clássicos Pieces e WildStyles da cena nova-iorquina, mas absolutamente enturmado com a arte urbana paulista.
Trazendo mais informação ao público, o escritor Fábio Aparecido da Motta, o Kaseone, autor dos dois volumes de Hip Hop Cultura de Rua, fará uma palestra durante o BITC. Entre imagens e relatos, as publicações apresentam histórias de gangues paulistanas de o início da cultura hip hop em São Paulo.
A lista de DJs também é animadora:O campeão mundial no DMC Championchips em Londres Erick Jay, de São Paulo, Zion, de Porto Alegre, Saturn, do Paraguai, e o residente Bugs darão conta da trilha sonora dos encontros, batalhas e festas desta edição do BITC que, cada vez mais, avança na diversidade para afirmar a importância e a emergência da cultura hip hop na Serra gaúcha.

PROGRAMAÇÃO:
Workshop Palestra
Workshops e palestra com artistas renomados da dança, turntablism e graffiti. Serão seis aulas de 1h30min cada, divididas em 2 dias.
Data: 14 e 15 de Abril
Local: Fundação Casa Das Artes
Horário: 14 Horas

Hasta La Cypher Hip Hop Party
Tradicional festa do evento, que contará com Seven To Smoke de Top Rock, batalha show de MCs, e muita cypher ao som dos deejays Erick Jay, Bugz e Zion
Data: 14 de Abril
Local: Deejay Music Bar
Horário: 23 Horas

Happy Hour Dance
Atividade em local aberto, com workshops gratuitos, live paint de graffiti, competição de danças e batalha de Deejay.
Data: 15 de Abril
Local: Rua Coberta
Horário: 9h workshops, 19h happy hour

Battle In The Cypher
Grande final do evento, com três ambientes diferentes e batalhas de breaking, rap dance, MCs e campeonato de skate modalidade best trick no Mad Max, carro da Nest Panos customizado, como um obstáculo para manobras.
Data: 16 de Abril
Local: Escola Bento (entrada pelo ginásio)
Horário: 14 Horas
Entrada R$10,00

Battle In The Cypher Graffiti
Festival paralelo ao Battle In The Cypher, com artistas renomados que irão graffitar diversos muros na cidade,
Data 13 a 15 de Abril
(locais e horários indefinidos)