Semana de muita chuva na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

A semana será de tempo fechado em toda Serra Gaúcha. A previsão para os próximos dias é de quase 60 mm de chuva, pelo menos até o próximo sábado, 20. Com o tempo chuvoso as temperaturas não devem sofrer grandes elevações. As mínimas ficam em 19° e as máximas não passam dos 30°.
Os dias marcados por áreas de instabilidade é uma das marcas deste verão, que não está sendo de altas temperaturas, e deve seguir chuvoso durante toda a estação.

O La Niña
O oceano Pacífico Equatorial está se resfriando desde setembro de 2017, mas só podemos associar o resfriamento a um processo de La Niña quando a anomalia da temperatura superficial água do mar (TSM) estiver igual ou abaixo de -0,5°C na região denominada Niño 3.4. Este é um dos critérios técnicos que definem o fenômeno.
A avaliação da temperatura da água do mar para os fenômenos El Niño e La Niña é feita na porção central do oceano Pacífico Equatorial.

Anomalia trimestral
Para considerarmos a efetivação de um evento La Niña é preciso que tenhamos uma anomalia (diferença em relação à média) de temperatura da superfície da água do mar (TSM) abaixo de -0,5°C por pelo menos três trimestres consecutivos móveis.
A anomalia da TSM na região Niño 3.4 ficou abaixo de -0,5°C pela primeira vez em novembro de 2017. Até então, não podíamos afirmar que “estamos em La Niña”. Isto se repetiu em dezembro do ano passado e a projeção para janeiro de 2018 é de que a anomalia da TSM também fique abaixo de -0,5°C.
A anomalia da TSM na região Niño 3.4 ficou em -0,7°C no trimestre setembro-outubro-novembro e em -0,9°C no trimestre outubro-novembro-dezembro. O trimestre novembro-dezembro-janeiro também deve ter anomalia abaixo do -0,5°C.