Semana de chuva e calor intenso em Bento e região

2015-04-10_190211

A semana será de tempo instável e temperaturas elevadas em Bento Gonçalves. Nesta segunda-feira, dia 17, a temperatura chegou a 35°C, uma das mais altas deste ano. Nesta terça-feira,18, a tendência é de temperaturas por volta dos 30°C, acompanhada de chuva ao longo do dia. A previsão é que até sábado, dia 22, a previsão é de 90 mm de chuva. O calorão dos últimos dias deve ser rotineiro neste verão, que terá altas temperaturas e muita chuva, conforme informações do Climatempo.
A massa de ar polar que acompanha este sistema não tem força para dar aquela refrescada sobre a Região. O ar polar fica sobre o oceano e pelo interior dos estados o dia continua quente.
No centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, mesmo com a presença do sol e do calor há previsão de pancadas de chuva à partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios. Nas demais áreas catarinenses e paranaenses, o sol aparece forte, faz bastante calor e ocorrem pancadas de chuva isoladas à partir da tarde.
Na quarta-feira, mesmo com a presença do sol, as áreas de instabilidade associadas a passagem da frente fria ainda colaboram para a formação de nuvens carregadas que se espalham pela Região e provocam pancadas de chuva com raios.
Pelas previsões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o calor intenso não será passageiro: a temperatura deverá ficar acima da média histórica em todo o país entre dezembro e fevereiro do ano que vem.
A elevação se dará por conta do El Niño, fenômeno meteorológico que aquece as águas da parte equatorial da superfície do Oceano Atlântico, elevando assim a temperatura. Além do calor, o fenômeno deve também alterar os regimes de chuva pelo país. Na região sul, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as chuvas serão acima do esperado para essa época.
No Norte do país, o El Niño trará o efeito inverso: as chuvas serão menos habituais, principalmente no Amapá, Roraima e no norte do Pará. Com mais ou menos chuvas, o que se promete democraticamente para todo o país é mesmo somente o calor intenso, e o sol nos lembrando incessantemente que é verão nesse país tropical.