Seis peças clássicas que nunca saem de moda

2015-04-10_190211

Listamos 6 modelos curingas que você precisa ter, não importa a ocasião

Calça jeans

Jeans azul? Que tal sair da mesmice com uma peça clássica tão atemporal quanto o denim? A calça branca também é uma das peças certeiras que garantem um look chic e super versátil. Aliás, o jeans de cor neutra é um curinga e combina com qualquer outra peça do seu armário.

Trench coat

O casaco mais atemporal e elegante de todos os tempos, o trench coat, é a peça clássica que vale o investimento. Ele por si só carrega um charme próprio e garante um look chic sem grandes esforços. Inclusive, é capaz de transformar uma produção básica em algo mais sofisticado em segundos.

Saia Midi

A saia midi é presença garantida no armário das mulheres há muitas décadas, mas desde as últimas temporadas o modelo clássico vem conquistando as mais antenadas e garantindo um espaço no street style de todos os estilos

Jaqueta de couro

Roubamos as jaquetas de couro dos bad boys dos anos 50 e trouxemos a peça rock in roll diretamente para os nossos looks. Apesar de remeter à um estilo mais “rebelde”, a peça se tornou um item clássico essencial e super elegante para as estações mais frias.

Camisa Branca

A camisa branca do trabalho já foi odiada e associada a uma peça boring no passado, mas as francesas souberam como transformar a roupa e trazê-la de uma maneira chic e ao mesmo tempo super moderna para os street style. Hoje, a camisa de alfaiataria branca é uma das mais cobiçadas entre as fashion girls ao redor do mundo.

Blusa de Listras

Ela ganhou ainda mais fama quando o estilo navy estava em alta, mas se consolidou como uma das peças mais clássicas do armário por ser versátil e democrática na medida certa. A blusa de listras é o que chamamos de um básico statement, pois a estampa curinga é perfeita para dar um up no look chic, mas sem parecer too much.

Cinco livros fundamentais para quem adora moda

História, bastidores, imagens icônicas, abordagens filosóficas. Obras que devem fazer parte da biblioteca básica para entender a moda no Brasil e no mundo.

A batalha de Versalhes

Uma competição histórica entre estilistas norte-americanos e franceses é o mote para esse livro de Robin Givhan. Colunista do Washington Post, Robin é a única jornalista de moda premiada com o Pulitzer. Entre outros méritos, a obra é ótima para entender a história da moda norte-americana.

Babado Forte

Neste registro histórico, a jornalista Érika Palomino, colunista da ELLE, traça um panorama da moda, da música e do comportamento da juventude dos anos 1990. Entre as mais de 100 entrevistas realizadas nesse extenso trabalho de pesquisa, há conversas com Madonna, Ru Paul e Kate Moss. Para quem quer escrever sobre moda, é também uma referência babado para se soltar na escrita.

História da Moda no Brasil

É um dos mais completos estudos já realizados sobre a moda brasileira, coordenado pelo jornalista e escritor Luís André do Prado e pelo professor de moda e escritor João Braga. Reúne mais de 400 imagens e uma pesquisa robusta com informações de diversos acervos e relatos de figuras-chaves.

Moda: uma filosofia

Como entrega o título, a obra propõe uma abordagem filosófica da moda, com referências que misturam arte, música pop e pensadores como Kant e Theodor Adorno. O autor, Lars Svendsen, é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Bergen, na Noruega

The Anatomy of Fashion: Why We Dress the Way We Do

Colin McDowell, considerado um dos maiores historiadores de moda da atualidade, responde nessa obra por que nós nos vestimos dessa ou daquela maneira e muitas outras questões relacionadas a roupas e tendências. O livro é fartamente ilustrado com fotografias, desenhos, cenas de filmes e pinturas.