Seis dicas rápidas de adestramento

2015-04-10_190211

Sentar, deitar, dar a pata e fingir de morto. Esses são os truques mais lembrados quando o assunto é adestramento. São atividades executadas em repetição com o cachorro, a fim de condicioná-lo a obedecer comandos e ter respeito ao seu dono. Os cães só tem dois tipo de relação com os humanos, a de dominante e a de dominado, então desde o início você deve mostrar quem manda para seu cãozinho.

Dicas de Adestramento

Mais do que exercícios para ensinar truques simpáticos para fazer com o cão, o adestramento visa principalmente a educação do cachorro. Do mesmo jeito que crianças precisam aprender a respeitar e obedecer aos seus pais, os cães também devem passar por esse processo de aprendizagem. Os truques básicos de adestramento servem apenas para exercitar a obediência do cão.

Como e quando começar o adestramento

É ideal que o adestramento comece com o cão ainda filhote, pois é a fase da construção dos hábitos do animal, de modo que qualquer comportamento equivocado que o cachorro venha a ter já seja corrigido antes de ele entrar na fase adulta. Ao contrário do que muitos pensam, a presença de um adestrador profissional não é estritamente necessária. É claro que com a orientação de uma pessoa que trabalhe com isso, o adestramento do cão se tornará muito mais fácil para o dono, mas ainda sim é possível executar as técnicas em casa mesmo. A primeira coisa a ser aprendida é o significado do “não”, do “muito bem” e do “aqui”, o cachorro precisa saber o que pode fazer, o que não pode e onde ele deve ficar.

Fazer truques

Segure um petisco na frente do focinho do cachorro. Para ele sentar, vá levantando a mão até que ele se canse de tentar pegar a comida e se sente. Para ele deitar, vá abaixando a mão até que ele fique deitadinho. Apenas dê o petisco se ele acertar o comando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para latir menos

O latido em excesso é sinal de agitação. Crie atividades que consumam a energia do cão, como passeios ou uma garrafa de plástico cheia petiscos e com furos que ele use para pescar a comida. Lembrando que sempre que ele latir fazer estímulos negativos para que saiba o que você não quer que ele faça.

Como não pular nas pessoas

Quando o cachorro pular, pise na coleira ou borrife água na direção do rosto dele (não dentro do focinho), o incômodo vai fazê-lo parar.

Para não comer cocô

O primeiro passo é levar o cão ao veterinário, pois ele pode estar doente. Se o caso for apenas comportamental, será necessário o seu condicionamento.

Para parar de encoxar as pessoas

Esse é um dos comportamentos mais desagradáveis – e constrangedores – que os cães podem ter, e a solução para eles é bronca. Não pode ser da pessoa que está sendo encochada, pois o cão pode ficar agressivo. Se outra pessoa o recriminar, ele não entenderá que fez algo errado.

Para não roubar comida

Para não roubar a comida da mesa: enrole uma ponta de fio de náilon em um prato na mesa e amarre a outra em uma lata cheia de moedas, no chão. Quando o cachorro atacar a comida, o barulho da lata o assustará e isso irá evitar outras investidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica final

Treino é importante para o seu cão e é preciso que todos os membros da casa participem do adestramento para dar tudo certo. Desde os adultos, até as crianças precisam saber como lidar com o cachorro.