Segurados do INSS não precisarão mais ir ás agências, serviços serão solicitados pela internet

2015-04-10_190211
Com as mudanças, os serviços prestados pelo INSS deverão ficar mais rápidos

A partir de julho, todos os segurados do INSS, poderão requerer serviços pelo site de endereço: gov.br/meuinss, serão 90 serviços, entre trâmites e requerimento que serão realizados pelo acesso na plataforma.
Dentre eles, estão os principais serviços como a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, solicitação de salário maternidade, extrato de pagamento, geração de guia da Previdência dentre outros serviços.
A redução no fluxo das agências permitirá que os servidores façam analises de benefícios ao invés do atendimento. O cidadão que não tiver acesso pela internet pode ligar para a Central de Atendimento 135 e fazer o requerimento via telefone.

Quando o segurando precisará ir à agência
Só haverá a necessidade de deslocamento do segurado até a agência do INSS quando houver exigência específica de complementação de documentação ou realização de perícia, entretanto, o agendamento será feito pelo portal Meu INSS.

Como realizar o atendimento online
Para usufruir dos 90 serviços da plataforma online, o segurado precisará criar loguin e senha no portal: www.meu.inss.gov.br. O trabalhador deverá ter em mãos as carteiras de trabalho, contracheques e documentos pessoais de identificação.
Na primeira página o usuário deverá acessar a opção “loguin” no alto da tela direita.
Após, abrirá a janela do cidadão .br, página de cadastro do governo federal. Selecione a opção “primeiro acesso”. Depois, assinale “cadastre-se” que fica do lado direito da tela.
A nova tela a se abrir pedirá solicitará que sejam preenchidos dados como: nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade, para que o loguin possa ser criado. Após o preenchimento dos dados solicitados, clique em “próximo”.
Nesta etapa, cinco perguntas sobre seu histórico na previdência serão feitas, após preencher, será gerado um código de acesso, que será trocado por uma senha pelo próprio assegurado.
Ao final, clique em “próximo”. Você deverá autorizar que os dados fornecidos sejam usados na plataforma, escolha a opção “autorizo” e estarás apto a realizar todos os serviços disponíveis pela internet.