Segunda-feira, 21, é marcada pela volta às aulas do ensino médio da rede municipal

2015-04-10_190211

Escolas estão seguindo todos os protocolos de sanitização

Esta segunda-feira ensolarada, pós comemorações de Revolução Farroupilha, está sendo marcada pela volta às aulas para os alunos do ensino médio da rede municipal de ensino. Desde o dia 18 de março, as escolas estão fechadas em função da pandemia de COVID-19. 

Na escola municipal de ensino médio Alfredo Aveline, que retomou as atividades neste dia 21, o diretor Márcio Pilotti conta que, durante o período de isolamento, além dos professores estarem dando as aulas por meio das ferramentas online, há cerca de dois meses, tanto educadores, quanto funcionários e alguns pais se reuniram para a formação de um COE – Centro de Operações Especiais, para a preparação da escola ao momento de retorno. 

Neste meio termo, juntamente com a parceria do COE municipal e outros órgãos da educação do município, a escola recebeu equipamentos de proteção individual, como luvas, jalecos e máscaras de acrílico provenientes da prefeitura, visando a proteção dos servidores. Além disso, um pórtico também foi instalado na entrada da unidade de ensino, com jatos de água ozonizada, acionado por um detector de movimento, utilizada para desinfecção de superfícies, como roupas, bolsas e sapatos. 

Hoje, a instituição, que conta com três níveis de ensino, infantil, fundamental e médio, pode atender apenas 40 dos seus 80 alunos das 4 turmas de ensino médio. Mas, em função da ainda apreensão que muitos pais têm sobre o novo vírus, apenas 20 alunos foram ao primeiro dia. 

Ao chegarem, os alunos que compareceram, tiveram  também sua temperatura medida e foram lembrados da utilização obrigatória de máscara. Nos espaços compartilhados, há álcool gel e álcool líquido para a higienização das mãos e superfícies. É importante lembrar que no caso de algum aluno apresentar sintomas de COVID-19, o protocolo seguido pela escola é de retirada imediata para uma sala isolada, e o contato com os pais. Já para professores que apresentarem sinais da doença, há o afastamento por meio do atestado médico, e as atividades seguem sendo realizadas pelo método online.

Seguindo o protocolo estabelecido pelo governo do estado, 50% dos alunos tem aulas presenciais, e os outros 50% tem as atividades de forma remota. Como a adesão ainda foi pequena pelo ensino médio, essa primeira semana de volta será presencial, e a próxima de maneira remota. 

Por mais que o momento ainda esteja cercado de incertezas e ansiedade, a expectativa de que o período vai ser benéfico para a educação prevalece. Como Márcio comenta “É uma alegria para os professores e funcionários verem os alunos voltando a frequentarem os espaços, pois uma escola sem alunos não é uma escola”. Ainda assim, há bastante apreensão pelos desdobramentos que os próximos dias e semanas trarão.