Segredos do iOS 12: funções úteis e pouco conhecidas do iPhone

2015-04-10_190211
O iOS 12, versão mais recente do sistema operacional do iPhone, oferece uma série de funções que podem facilitar o dia a dia

O iOS 12, versão mais recente do sistema operacional do iPhone, oferece uma série de funções que podem facilitar o dia a dia. É possível, por exemplo, verificar o relatório de uso da bateria para entender melhor como a energia do aparelho é gasta receber notificações discretas, sem som ou banner, para evitar momentos constrangedores e ainda buscar músicas no Apple Music com apenas trechos da canção. Outra função interessante é o envio de senhas para outros usuários de iOS via AirDrop, o que torna o compartilhamento dessa informação mais seguro.
Além destas novidades, o novo software traz alternativas interessantes para otimizar o uso do aparelho. A Gazeta separou algumas das funções disponíveis no aparelho.

Widget de relatório de uso
Novidade no iOS 12, o sistema de controle de atividades ajuda a monitorar o tempo de uso do smartphone, com relatórios e alertas para gerenciar melhor o tempo de tela. A função por si só é bastante útil, mas com este atalho é possível ter um acesso rápido ao relatório e descobrir as atividades nas quais você aplica seu tempo. Para adicionar o widget, deslize a tela inicial para a direita e clique em “Editar”. Em “Adicionar Widgets”, selecione a opção “Tempo de Uso” ao clicar em “+” e por fim, em “OK”.

Busca por letras no Apple Music
O recurso facilita o dia a dia do usuário por dispensar a digitação completa do nome da músuca para encontrá-la no Apple Music. Agora, basta digitar um trecho da letra no sistema de buscas e o serviço retorna com opções de canções, álbuns, artistas, playlists, pessoas e videoclipes que correspondam à pesquisa. A plataforma consegue manter também a atenção do usuário, já que não é mais preciso usar outros sites ou aplicativos apenas para descobrir o nome de uma faixa.

Trackpad para todos
Até então exclusividade no trio iPhone X, XS e XS Max, o iOS 12 estendeu para todos os aparelhos a possibilidade de transformar o teclado QuickType em um trackpad. A função facilita a edição de textos ao colocar o cursor no lugar certo para alterar uma digitação. Essa opção pode ser habilitada de maneira simples, basta pressionar por alguns segundos a barra de espaço do teclado. As outras teclas vão desaparecer, e a partir daí, mova o dedo para colocar o cursor no lugar apropriado.

USB restrito
Anunciado como uma novidade no iOS 11.4.1, o USB restrito foi efetivado somente agora, na última atualização do iOS. Na prática, o recurso impede o acesso ao dispositivo por meio de cabos USB, a menos que o usuário desbloqueie o iPhone com a senha em intervalos de uma hora. A função evita o acesso de terceiros às suas informações pessoais. Para usar a ferramenta, vá em “Ajustes” > “Touch ID (ou Face ID) & Código” > “Digite seu Código” > “Acessórios USB”.

Notificação Silenciosa
O gerenciamento de notificações ficou bem fácil com o iOS 12, principalmente para quem opta por receber os alertas, mas gostaria de ter um controle maior sobre eles. Isso é possível com a função Notificação Silenciosa, que exibe os avisos somente na Central de Notificações, sem som ou banner. Para ativar, acesse “Central de Notificações” > “Gerenciar” > “Receber em Silêncio”. O processso para desativar é o mesmo, basta fazer o mesmo caminho e clicar em “Receber Proeminentemente”.

Não Perturbe com tempo e localização
Além da Notificação Silenciosa, é possível controlar os alertas com o recurso Não Perturbe, que pode ser programado em função de tempo e localização, diretamente da Central de Controle. Desta forma, é possível impedir de ser surpreendido por chamadas e notificações em uma reunião ou sessão de cinema, por exemplo. A ferramenta pode ser habilitada ao pressionar o ícone de lua na Central de Controle. Depois, basta escolher entre as opções “Por 1 Hora”, “Até [próximo turno do dia]” , “Até eu sair desta localização” ou em determinados horários.

Atualizações automáticas do iOS
O recurso de atualização automática do iOS permite aos usuários terem sempre a última versão do sistema operacional, sem precisar se preocupar em fazer a aprovação manual do download a cada lançamento. Por padrão, a função fica desabilitada. Para autorizar, é preciso acessar “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de Software” > “Atualizações Automáticas” > “Sim”. Dessa forma, você recebe todas as novidades em primeira mão, assim que sair.