Secretaria de Segurança anuncia redução de crimes em Bento

2015-04-10_190211

Diferente do que apontou o Delegado Becker em entrevista coletiva que “de 2017 para cá Bento Gonçalves se tornou a cidade mais violenta do Estado”, o novo comandante do 3º BPAT, Tenente-Coronel Paulo Cesar de Carvalho, afirma que os índices criminais da cidade estão todos sob controle

No início desta semana, houve uma reunião entre o prefeito Guilherme Pasin e o Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGIM, onde foram analisados os dados de criminalidade em Bento Gonçalves.
A reunião que aconteceu na prefeitura, contou com a participação do secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza; do comandante do 3º BPAT, tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho; do subcomandante, major Luís Fernando Becker; do capitão Rogério Schuh dos Santos; Delegado Álvaro Becker; delegados titulares e 1ª DP/Bento Gonçalves, Arthur Hermes Reguse e da DPPA, Isabel Zerman Machado; da DEAM, Deise Salton Brancher e o do diretor da Secretaria de Segurança, tenente Clóvis Lavarda.
De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Segurança, de janeiro a setembro deste ano o Município registrou queda de 58,44% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 39,18% furto e roubo de veículos e 59,88% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.
Diferente do cenário apontado pelo Delegado Álvaro Becker, durante coletiva de imprensa que convocou na semana passada (26), oportunidade em que afirmou: “De 2017 para cá Bento Gonçalves se tornou a cidade mais violenta do Estado, com mortes a todo o momento.
O governo precisa olhar para Bento.” O comandante do 3º BPAT, tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho, afirmou que os índices criminais da cidade estão todos sob controle.
Para o comandante: “Os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis, de acordo com a média histórica do Painel de Resultados da Brigada Militar, que considera os últimos 11 anos”, destaca.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança, em setembro de 2018 foram registrada seis mortes no município, e no mesmo período de 2019, acontecerem dois homicídios, o número representa a menor média dos últimos onze anos.

Ações em setembro
As ações conjuntas da segurança pública em Bento resultaram no mês de setembro
em: quatro prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes;  três prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo; quatro prisões de foragidos da justiça e nove prisões por mandados judiciais; além da apreensão de 16 quilos de entorpecentes e diversas armas de fogo.
“Temos a convicção de estarmos no caminho certo. Bento Gonçalves é uma cidade segura”, disse o Comandante Cesar de Carvalho.
A redução dos índices é atribuída a alguns fatores, sendo os principais:  a chegada dos oito novos soldados ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), e do 4ª BPCHOQUE, em Caxias do Sul, que contou com o apoio e solicitação do Poder Executivo Municipal junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado; as ações integradas de policiamento ostensivo e preventivo foram intensificadas; as ações de patrulhamento da Guarda Civil Municipal e os demais investimentos feitos na segurança.