Secretaria de Saúde com programação no outubro rosa

2015-04-10_190211

O Instituto Nacional de Câncer – Inca, aponta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres do mundo, no Brasil, os casos representam 29% do total. 4.400 mamografias  foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves

Ainda de acordo com o Instituto, o câncer de mama pode ser evitado em 30% dos casos a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação balanceada; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O mês de outubro é marcado por diversas ações em todo o país, que reforçam a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Ao longo de todo o mês são feitas ações que objetivam e promovem acesso a informações, buscando uma maior conscientização da população.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou no ano passado, 4473 mamografias, sendo 1842 na faixa etária de maior incidência da doença, que é de 50 aos 69 anos.
Durante todo o mês de outubro serão desenvolvidas atividades educativas em todas as Unidades de Saúde.

Cronograma
ESF Eucaliptos – 17/10 (tarde) – Demonstração de produtos de beleza e sorteio de brindes; Brechó para mulheres; Testes rápidos; Avaliação odontológica; Sorteio de brindes diversos; Atividades físicas e dança; Massagem – Orientações de saúde – Agendamento de citopatológico e mamografia.
UBS Maria Goretti – Durante o mês de outubro será realizado atendimentos destinados a promoção e prevenção da saúde da mulher, como coleta de citopatológico, solicitação de mamografias, detecção de infecções sexualmente transmissíveis, consultas médicas, sala de espera com orientações, acolhimento e escuta. Além do atendimento realizado durante todo o mês de outubro, será realizado um sábado de atividades, dia 19/10, das 8h às 12h.
ESF Licorsul – Durante o mês de outubro será abordado nas salas de espera prevenção ao câncer (atividade física, alimentação, controle do estresse). No dia 19/10, sábado oferta de citopatológico e mamografia. No dia 23/10 quarta-feira à tarde, atividade especial para as mulheres às 15h30.
ESF Barracão – Dia 21 de outubro, segunda-feira às 14 horas, palestra sobre câncer de mama, música ao vivo, sorteio de brindes, café da tarde, serviços de beleza, agendamento de mamografias, testes rápidos e citopatológico.
ESF Zatt – Dia 18 das 14h – Grupo de idoso com roda de conversas, mateada. Dia 26, das 8h às 12h, palestras com café da manhã.
ESF Progresso – Dia 23, às 15h, bate-papo sobre a saúde da mulher nos grupos, sala de espera, sábado do trabalhador para coleta de Citopatológico e encaminhamento de mamografia. Encontro na Associação de Moradores, com palestra sobre a saúde da mulher e sorteio de brindes.
ESF Aparecida – Dia 15, vespertino para as mulheres trabalhadoras. A partir das 17h30 Coleta de citopatológico, encaminhamento para mamografia. Aplicação de auriculoterapia e consulta médica.

Fatores genéticos representam entre 5% e 10% do total de casos de câncer de mama
O câncer de mama é causado pelas células da mama que se multiplicam de forma desordenada, o que acaba gerando a multiplicação de células anormais que formam os tumores. Em razão dos vários tipos de câncer de mama, a doença evolui de diferentes formas, sendo alguns tipos caraterizados pelo desenvolvimento mais rápido e outros mais lentos.

Causas
De acordo com especialistas, não há somente uma causa para o câncer de mama, mas, um dos fatores de risco para a doença é a idade, já que cerca de quatro em cada cinco mulheres acometidas pela doença tem mais de cinquenta anos.

Sintomas
Muitos tipos de câncer de mama podem ser percebidos através de alguns sintomas, que devem ser investigados por um especialista, para que ele avalie os riscos.
Os médicos enfatizam a importância das mulheres observarem suas mamas sempre que possível, seja no banho, durante a troca de roupas, ou em ouras situações do dia a dia. Não é necessário uma técnica específica, sendo valorizada qualquer descoberta ou mínima alteração mamária.

Detecção precoce
Detectar o câncer nos estágios iniciais, aumenta muito a chance de sucesso no tratamento além de possibilitar a adoção de tratamentos menos agressivos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a mamografia de rastreamento, que é aquela indicada mesmo que não haja sintomas, seja feita pelas mulheres com idades entre 50 e 59 anos, a cada dois anos.

Sintomas a serem observados
– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

O que pode influenciar no surgimento da doença
Fatores ambientais e comportamentais
Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
Sedentarismo e inatividade física;
Consumo de bebida alcoólica;
Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
Fatores da história reprodutiva e hormonal
Primeira menstruação antes de 12 anos;
Não ter tido filhos;
Primeira gravidez após os 30 anos;
Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
Contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
Reposição hormonal pós-menopausa, além de cinco anos.
Fatores genéticos e hereditários*
História familiar de câncer de ovário;
Casos de câncer de mama na família, antes dos 50 anos;
História familiar de câncer de mama em homens;
Alteração genética, nos genes BRCA1 e BRCA2.

*As mulheres que têm um ou mais dos fatores genéticos/hereditários tem risco elevado de desenvolvimento de câncer de mama e devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.