Sebrae aposta em aposentados para suprir demanda do mercado

2015-04-10_190211

Programa deve aumentar em até 15% número de credenciados em Bento Gonçalves

O Sebrae está com inscrições abertas para a seleção de 510 consultores de crédito em todo o país, que irão atender micro e pequenas empresas. As vagas são destinadas a aposentados do sistema bancário, com mais de 60 anos e com o mínimo de 10 anos de experiência na área. As inscrições serão recebidas até esta quarta-feira, 15, e podem ser feitas no site da instituição.
Bento Gonçalves é uma das cidades do Estado que está na lista para preencher essas vagas. Além de Bento, os 28 postos serão distribuídos nas cidades de Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Guaíba, Novo Hamburgo São Leopoldo, Canoas, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Campo Bom, Caxias do Sul e Farroupilha.
De acordo com o assistente técnico do Sebrae de Bento, Ademir Spain Kuhn, é realizado um processo de avaliação do curriculo do aposentado. “É feito um processo de avaliação, como se estivesse participando de um processso eletivo de uma vaga convencional. O aposentado segue todos os requisitos e vai evoluindo de nível. O edital está sempre aberto e a questão é abrir as oportundiades também nas áreas de conhecimento. O número de credenciados deve aumentar em até 15%” comemora.
Na visão de Kuhn é a oportunidade do aposentado reconquistar um espaço no mercado de trabalho. “Tem profissionais bons acima de 60 que não conseguem espaços para trabalhar, e os clientes tem carências desses pofissisonais. Muitas vezes é dificil encontrar esses profisisonais no mercado profissional”, lamenta.
Ainda segundo Kuhn outro diferencial do Sebrae para 2017 é o modelo de atendimento especializado. “Os técnicos agendam uma conversa com o empresário na empresa, se deslocando para realizar uma espécie de diagnóstico para identificar as necessidades e oferecer soluções a partir da conversa”, sintetiza.

Avaliação
Caso o número de aprovados ultrapasse o estipulado por Estado, será feita uma lista classificatória, considerando a seguinte pontuação: atuação como gerente de clientes pessoa jurídica (2 pontos por ano); atuação como gerente de clientes micro e pequenas empresas (3 pontos por ano); atuação como gerente-geral de agência com clientes pessoa jurídica (4 pontos por ano); atuação como analista de crédito (5 pontos por ano); e atuação como analista de crédito de micro e pequenas empresas (6 pontos por ano). Confira o edital em www.sebrae.com.br.