Saúde bucal é importante no pet?

2015-04-10_190211

A boca e os dentes dos pets precisam de cuidados diários para evitar doenças e mau hálito

Quem tem pet sabe de cor a lista de cuidados necessários com seus bichinhos. Porém, poucos se lembram da higiene bucal, que também deve ser diária e é essencial para a saúde de cães e gatos.
Assim como nós, eles precisam ter os dentes escovados todos os dias. Como recomendam os veterinários, você pode utilizar uma escova convencional infantil ou específica, de cerdas macias, ou uma gaze e opte por uma pasta de dentes para animais. O produto é facilmente encontrado em pet shops.
A escovação evita uma série de problemas que levam ao mau hálito. Embora muito comum, quando constante, ele é um sintoma de que há algo errado. O mais provável é que o bicho esteja com tártaro, acúmulo de restos de comida que, em contato com a saliva, se mineraliza e forma uma crosta. No início, provoca apenas um bafinho incômodo, mas, a longo prazo, o quadro pode evoluir para o descolamento da gengiva e até para a perda total dos dentes. Assim que detectar o problema, recorra a um dentista veterinário, que fará a limpeza.
A frequência em que você deve levar o seu pet ao veterinário para uma consulta bucal normalmente é anual, a não ser que se perceba mudanças na cor e no volume da gengiva ou um cheiro forte na boca.
A gengiva saudável do pet deve ser uniforme e ter a mesma altura em toda a boca, ela não pode estar inflamada e nem sangrar com facilidade. Alguns petiscos específicos podem ajudar a manter a limpeza da boca, pois contém aditivos que diminuem a calcificação da placa bacteriana, o que retarda a formação do tártaro.