São Pedro perde 30% da safra de caquis com granizo

2015-04-10_190211

Dos estimados 375 mil quilos de produção da fruta, o granizo provocou perdas em quase 130 mil quilos

 

O engenheiro agrônomo e técnico da Emater Alexandre Frozza esteve na manha desta segunda-feira levantando dados dos prejuízos causados pela chuva de granizo que ocorreu na tarde de domingo (15).
Segundo o engenheiro agrônomo, o prejuízo só não foi maior porque 30% da safra de caquis já foram colhidas. Dos 25 hectares de plantio do município, 99% concentra-se no distrito de São Pedro, que faz divisa com o município de Farroupilha, um dos mais atingidos pela chuva de granizo deste domingo.
Conforme o técnico da Emater, ainda é cedo para avaliar as perdas em outras culturas como as frutas de caroço e uva, que já tiveram colheitas encerradas. Somente com exame mais minucioso, nos próximos dias será possível mensurar a extensão dos danos nas plantas.
Já as 15 famílias que trabalham, numa área total de 2 hectares plantados, com verduras e temperos no sistema de plasticultura, tiveram damos e nas estufas. Segundo Frozza, apesar dos danos em 100% das estufas, apenas uma foi derrubada, as outras tiveram rasgos em lonas plásticas, mas sem grandes danos à produção.