São Luiz derrota o Avenida e é campeão da Divisão de Acesso

2015-04-10_190211
O jogo acabou em 9 a 8 para o São Luiz

Foi por pouco, mas não foi em 2017 que o Avenida conquistou pela segunda vez o título da Divisão de Acesso. Depois de empatar com o São Luiz em 1 a 1 na partida de ida, no fim de semana passado, nos Eucaliptos, a igualdade de 0 a 0 no jogo de volta neste sábado, 17, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, levou a decisão para os pênaltis. Nem a torcida, que compareceu em peso para apoiar o time da casa, assustou. A decisão aconteceu somente na décima cobrança, quando Moisés Baiano perdeu e o goleiro Jonatas converteu para o time de Ijuí, acabando em 9 a 8 para o São Luiz.

Primeiro tempo
A primeira chance da partida foi criada pelos donos da casa. Léo Mineiro, que disputava com Hyantony a artilharia do campeonato, avançou em velocidade aos cinco minutos, invadiu a área e finalizou, mas Rodrigo conseguiu evitar o gol, fazendo o primeiro milagre da partida. Aos 15, Xaro passou por Itaqui, entrou na área e acionou Ari, que mandou alto demais, desperdiçando mais uma chance para o time de Ijuí abrir o placar.
A primeira vez que o Avenida levou perigo ao gol defendido por Jonatas foi aos 30 minutos. Em cobrança de falta, Itaqui buscava Hyantony no canto direito. O atacante só precisava empurrar pra dentro, mas o jogador errou e a bola ficou com o goleiro. O Periquito começou a crescer na partida e teve mais uma oportunidade aos 34 minutos. Maurício avançou pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou pelo goleiro, mas acabou saindo pra fora. O time comandado por Fabiano Daitx perdeu mais uma chance clara aos 38. Em jogada individual, Hyantony se livrou dos marcadores, ficou frente a frente com o goleiro mas, na hora de finalizar, mandou alto demais, desperdiçando a melhor chance até então.

Segundo tempo
O Avenida já começou a segunda etapa mostrando que queria trazer a taça para Santa Cruz. No primeiro minuto, Felipe Tchelé avançou em velocidade pela esquerda e finalizou de longe. No entanto, a bola foi alta demais. Pouco depois, aos quatro, o Periquito teve mais uma chance de abrir o marcador. Márcio Reis cruzou na área, Maurício dominou e finalizou de canhota, obrigando Jonatas a fazer mais uma grande defesa.
A falta de oportunidades criadas pelo time da casa começou a deixar os torcedores do São Luiz nervosos. Insatisfeitos com o empate, eles pediam mudanças na equipe. A pressão vinda da arquibancada parece ter ajudado o time de Ijuí, que criou a primeira chance da etapa final aos 14 minutos. Jean Dias cabeceou muito bem e Rodrigo fez mais um milagre, para sorte do Periquito. Aos 27 minutos, foi a vez de Ari puxar o contra-ataque. Pela direita, ele avançou, se livrou de Toto e finalizou. Coube, mais uma vez, a Rodrigo ser crucial e ficar com a bola.
A partir dos 30 minutos, a partida ficou ainda mais tensa. O Avenida já não conseguia mais encontrar espaços para criar e o time da casa passou a dominar as ações do jogo. Aos 31, o torcedor avenidense quase viu o São Luiz abrir o marcador em uma bola parada. Ronaldinho Gramadense cobrou uma falta quase perfeita e Rodrigo espalmou. No entanto, o goleiro quase foi traído pela redonda, que bateu na trave e quase morreu dentro das redes. Foi por pouco! Aos 48, Léo Mineiro ainda cabeceou mais uma vez, mas a bola foi para fora. Com o placar zerado, a decisão foi para os pênaltis.

Pênaltis
Itaqui, do Avenida, foi o primeiro a cobrar. O jogador mandou uma bomba no meio do gol, sem chance para Jonatas pegar. Léo Mineiro, do São Luiz, empatou para o São Luiz. Roger, o segundo a bater para o Periquito, viu sua cobrança sendo defendida por Jonatas e Maicon colocou o time da casa na frente. Paulinho Simionato converteu e Rodrigo defendeu o chute de Xaro, terceiro a cobrar, deixando tudo igual. Na quarta cobrança, Alexandre bateu no canto direito e Jonatas caiu no lado esquerdo. Matheus empatou. Márcio Reis viu seu gol ser defendido, mas o árbitro anulou porque Jonatas se adiantou. O jogador cobrou, de novo, e mandou para o fundo da rede. Mas a comemoração durou pouco, já que Ronaldinho Gramadense empatou.
Nas cobranças alternadas, todos jogadores converteram até chegar na décima rodada. Reinaldo, Valença, Luiz Henrique e Toto marcaram para o Avenida. Ricardo, Lauro, Zé Lucas e Caetano deixaram tudo igual para o São Luiz. Moisés Baiano, no entanto, não conseguiu balançar as redes. O goleiro Jonatas partiu para cobrar e, se fizesse, daria o título ao São Luiz. E foi o que aconteceu. No fim da partida, as duas torcidas cantaram “ão, ão, ão, primeira divisão”, comemorando, afinal de contas, o acesso de ambas para a elite do futebol gaúcho no ano que vem.