São Bernardo é o cão ideal para a família

2015-04-10_190211

Embora eles só tenham ganho o nome São Bernardo desde meados de 1800, eles são muito famosos por seus resgates. Antes disso, eles eram conhecidos como “Barry Dogs” e “Noble Steeds”, entre outros. O mais famoso São Bernardo foi Barry (bem antes de Beethoven). Barry salvou algo entre 45-100 pessoas (os números são incompletos) durante sua carreira. Ele ainda tem seu próprio monumento e seu corpo repousa no Museu de História Natural de Berna, na Suíça. Um longo viva para Barry!

Músculos
O São Bernardo é uma das raças de cães gigantes. Ele é alto, majestoso, magistral, forte e musculoso. Um fisiculturista do mundo cão? Não exatamente, mas este cão tem energia e resistência, perfeito para todos os seus trabalhos anteriores, incluindo a agricultura, cão de guarda e claro, busca e salvamento. Também são muito ativos (você provavelmente deve passear com o seu duas vezes por dia) e adoraram estar envolvidos e são muito carinhosos com seus donos. Incluimos aqui muitas lambidas, pulos com patas sujas e babas. Afinal, não são eles que fazem a lavanderia da sua casa.
O São Bernardo não é apenas visual e músculos. Este é um cão inteligente. Ele é famoso por ser inteligente, de temperamento calmo, não-territorial (embora ele vai protegê-lo se houver perigo), obediente, muito leal e carinhoso com as crianças e até mesmo outros animais. Por causa de seu tamanho, é recomendável que ele seja treinado corretamente desde cachorrinho. Porque a última coisa que você quer é um cão de grande porte, que não obedece sempre a palavra “não”, especialmente quando há algo realmente interessante para ele investigar.

Saúde
Como cães de grande porte, o São Bernardo pode sofrer de displasia da anca e torção do estômago. Por isso, é importante que ele tenha acesso a visitar periódicas a veterinários (permitindo que a displasia coxofemoral seja diagnosticada de forma precoce) e que coma pequenas porções a cada refeição, evitando os riscos de que sofra com a torção gástrica por exagerar demais na quantidade de alimentos ingeridos.

O principal problema que os São Bernardos vem apresentando no Brasil – em razão do clima quente – é uma piodermatite, não é contagiosa nem para os humanos nem para outros animais que estiverem convivendo com ele. Essa dermatite é uma infecção na pele do animal causada pelo excesso de umidade. Para controlar esta infecção, devem-se limitar os banhos (no máximo um por mês) e secá-lo bem. Cuidado deve ser tomado também em época de chuvas. Evite que ele fique molhado muito tempo.