Sala azul: ideias diferenciadas para apostar na cor

2015-04-10_190211

Intenso ou suave, do piso ao teto. A cor do céu e do mar vai bem na sala de estar de diversas formas e nomenclaturas – da mesma forma que em quartos azuis. Petróleo, tiffany, cobalto, turquesa… as opções são tantas que fica difícil escolher só uma. Por isso, A Gazeta selecionou algumas ideias incríveis, que ensinam como usar azul na decoração da casa. Confira as dicas da Gazeta.

Tudo azul
Quer ousar com um ambiente monocromático? Aposte em tonalidades levemente diferentes e adicione alguns itens brancos ou de madeira clara, como mostrado neste exemplo – eles deixam o visual mais leve. Escolher poucos acessórios e de linhas retas também contribuem para uma combinação minimalista.

Em tons pastel
A paleta ilumina o décor deste estar de inspiração clássica. O sofá azul claro, com formato em L, percorre toda a extensão do espaço, ditando a base que acrescenta também outros tons suaves, como o lilás e o verde claro.

Candy Colors
Serenity Blue e Rose Quartz, eleitos pela Pantone como as cores do ano, funcionam muito bem juntas neste living com inspiração minimalista. Repare como versões mais claras e escuras dos mesmos tons criam um delicado desenho nas paredes.

Impacto geométrico
Além de usar o azul na parede e no rodapé, neste ambiente o tom ganha força no piso, revestido por um ladrilho hidráulico. A combinação e a nuance dessaturada dialogam com o estilo vintage das poltronas e da luminária, escolhidas em cores suaves para não disputarem atenção com o entorno.

Textura sofisticada
Móveis de estilo mid-century já possuem um charme irresistível, mas nesta proposta ficam ainda melhores: o couro caramelo e mesas laterais e de centro no mesmo tom criam um contraste sofisticado.

Vintage excêntrico
Mix de texturas e peças de diversas épocas formam o décor rebuscado deste living. As paredes trazem uma textura azul marinho, levemente desgastada – efeito que se encaixa bem com o taco de madeira no piso.

Mistura luxuosa
Paredes com boiseries cobertas por uma nuance poderosa ganham ares contemporâneos ao lado de estampas geométricas, usadas no tapete redondo. Destaque para brilho acobreado que o lustre metálico proporciona.

Formas coloridas
Um azul marinho intenso na base, mas cheio de cor no restante! Linhas e formas arredondadas criam um efeito inesperado nesta decoração com pitadas de verde, azul e laranja. A inspiração? Segundo o autor, planetas, o estilo sci-fi dos anos 1970 e os mistérios das profundezas do oceano.

Foco no sofá
Que tal usar uma única cor em destaque? Neste ambiente, o branco domina as paredes, mas é o sofá quem chama a atenção. O tecido de veludo azul imprime um toque sofisticado e sóbrio, pontuado pelos acessórios e quadros em preto.

Charme em doses claras
Divertida e com a cara dos anos 1970, a decoração deste living elege o azul bebê como cor principal. Um bege quase off-white toma conta das poltronas e, ao lado madeira clara usada na mesa de centro, cria um contraponto de delicadeza ao décor ousado. Outras nuances mais intensas da cor surgem no tapete e nas almofadas, enquanto o único quadro colorido traz um toque pop.

Clássico americano
Tapete xadrez, papel de parede com folhagens, almofadas que remetem a pinceladas de tinta. A mistura de padronagens domina a decoração do estar. O mix funciona pois todos os elementos trazem a mesma nuance de azul – repare também nas molduras e no roda teto.

Visual descolado
O azul tiffany invade uma das paredes da sala de estar integrada, destacando obras de arte e peças de design icônicas. O revestimento pinus cobre outras laterais, deixando o tom ainda mais evidente.