Saiba quais os melhores alimentos para o seu pássaro

2015-04-10_190211

Ter uma alimentação balanceada é um dos principais passos para a vida saudável e longa dos animais

Saber mais sobre alimentos para pássaros inclui entender qual é a melhor forma de proporcionar bem-estar aos amiguinhos. Entretanto, muitas dúvidas podem surgir na hora de definir a dieta ideal. Afinal, existem várias opções de comidas de passarinho disponíveis, sejam rações, frutas ou outros alimentos.

Mix de sementes
Durante muito tempo, acreditou-se que essa era a melhor opção entre os alimentos para pássaros. Ainda hoje, é possível se deparar com muitas páginas na internet que recomendam esse tipo de comida para passarinhos. Porém, sabe-se que as misturas de sementes para aves são inadequadas por uma série de motivos. A começar pelo fator nutricional: esse tipo de alimento não possui as proteínas, as vitaminas e os minerais adequados para toda e qualquer espécie de ave. Além disso, algumas sementes, como as de girassol, são muito ricas em gordura, o que contribui para a obesidade e outros problemas de saúde. A situação se agrava ainda mais porque as misturas de sementes permitem que as aves selecionem apenas os grãos favoritos.

Alimentos extrusados
Se as misturas de sementes são inadequadas, o que oferecer às aves? Apesar do nome difícil, a resposta é mais simples do que parece. Estamos falando dos alimentos extrusados, que nada mais são do que aquilo que conhecemos como ração para pássaros. Feita com diversos ingredientes selecionados, moídos e esterilizados, essa comida costuma ser produzida para espécies específicas, atendendo às necessidades de cada uma. Além disso, graças ao processo de extrusão, cada partícula do alimento tem o mesmo valor nutricional. Assim, a dieta da ave será equilibrada.
Entre as várias opções de alimentos para pássaros, a ração extrusada conta com a textura e o tamanho adequado para cada tipo de ave. Com isso, ela é ideal para evitar o desperdício de comida.

Ração
Os melhores alimentos para pássaros são aqueles que vão de encontro às necessidades específicas dos animais. Sendo assim, para descobrir a melhor forma de nutrir seu bichinho, consulte um veterinário. O profissional poderá examinar seu pet, entender todas as exigências dele e indicar o alimento ideal. Entretanto, de maneira geral, são recomendadas comidas extrusadas, desenvolvidas especialmente para a espécie da ave em questão. Afinal, esse tipo de alimentação leva em conta as necessidades nutricionais, além de fatores como tamanho e textura, como já explicamos anteriormente. No entanto, alguns bichos podem demandar outros cuidados. Esse é o caso da comida para passarinho filhote, por exemplo. Em uma situação como essa, o mais indicado é procurar um veterinário para que ele recomende a melhor papinha para o pequeno. É sempre bom lembrar que os passarinhos filhotes costumam ser alimentados pelos pais, a partir de regurgitação. Então, a menos que esteja cuidando de um bichinho abandonado, você não vai precisar se preocupar em dar comida para filhote de passarinho.

Cuidados gerais
Como dito anteriormente, apenas um profissional qualificado poderá identificar as particularidades do mascote para poder definir uma rotina alimentar adequada. Por isso, o acompanhamento veterinário é essencial para determinar a quantidade e a frequência da alimentação da ave. Pássaros com problemas de saúde, como obesidade, por exemplo, devem comer menos que os demais. Sendo assim, só um especialista poderá determinar o quanto seu pet deverá ingerir.

A comida da sua ave deve sempre ficar em local fresco, protegido do sol e da umidade. O ideal é alocar o comedouro no alto da gaiola para evitar a contaminação pelas fezes. Além disso, é muito importante manter a higiene do recipiente de comida em dia. Graças à melhora na qualidade dos alimentos, complementos nutricionais, como frutas e verduras, já não são mais uma necessidade. Inclusive, existem rações prontas, que vêm com pedacinhos de frutas!

Isso não quer dizer que os pássaros não gostam desses alimentos ou que esse tipo de comida não possa ser dado de vez em quando. Uma dica é usá-los como petiscos durante o adestramento, sempre em quantidades moderadas. Antes, verifique com um veterinário quais frutas e verduras estão liberadas para passarinhos.