Saiba quais cuidados ter quando chegam as temperaturas mais frias

2015-04-10_190211

 

Nesse clima de frio extremo, é preciso tomar algumas medidas para amenizar os efeitos das baixas temperaturas no organismo para evitar doenças.

O clima começou a esfriar em todo o Rio Grande do Sul, com previsão de mínima de 4°C na sexta-feira (20) em Bento Gonçalves e máximas até o domingo (22), que não passam dos 20°C. Nesse clima de frio extremo, é preciso tomar algumas medidas para amenizar os efeitos das baixas temperaturas no organismo para evitar doenças.

Proteja o corpo do frio
Ao sair de casa, busque utilizar roupas quentes, protegendo principalmente as regiões que não se aquecem sozinhas, como os pés e as mãos. Tecidos como malha térmica, fleece, tricot, lã e pelos sintéticos, são alternativas que auxiliam para manter o corpo sempre aquecido. Um cachecol é um item muito versátil que pode ajudar a esquentar diversas partes do corpo em momentos de frio extremo.

Mantenha a hidratação
Uma boa ingestão de água é importante em qualquer estação do ano, mas no inverno é preciso um cuidado especial, pois o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido e pode ficar desidratado mais facilmente. Uma maneira de aumentar a ingestão hídrica é utilizar aplicativos com lembretes ou experimentar receitas de água saborizada. Também no frio a pele tem tendência a ficar mais ressecada, por isso, é recomendado o uso de hidratantes. Existem produtos que podem ser utilizados no chuveiro, que auxiliam a reposição da hidratação perdida durante os banhos mais quentes.

Tenha ambientes arejados
Durante o inverno, a tendência é de fechar todas as janelas dos espaços por causa do clima. Mas essa ação pode agravar alergias, aumentar a proliferação de fungos e espalhar vírus entre pessoas no mesmo ambiente, como o coronavírus e a gripe. Por isso, mesmo com o clima frio, sempre deixe ao menos uma forma de circulação de ar disponível.
Busque uma alimentação saudável
O inverno é um período com maior incidência de doenças virais e também uma fase em que as pessoas podem sentir mais fome e desejo por alimentos mais gordurosos. A busca por uma alimentação equilibrada é importante para manter a imunidade, principalmente o consumo de frutas ricas em vitamina C, como laranjas e uvas. A sopa é uma opção de alimento saudável que auxilia na hidratação, no aquecimento e na ingestão de legumes.