Saiba quais as mudanças que o seu gato passa após a cirurgia de castração

2015-04-10_190211

Os felinos passam por diversas mudanças comportamentais após a castração -um processo muito importante para a saúde do gato

A castração é um procedimento bastante importante para a saúde dos aimais domésticos. Previne diversas doenças e os acalma, além de ser uma importante ferramenta de controle de ninhadas para gatos que frequentam a rua. Confira algumas das mudanças que o seu pet irá passar após o procedimento cirúrgico: A famosa “roupa de abajur” é essencial para um pet que se recupera de uma cirurgia. Ela impede que o bichano acesse a área do ferimento, e isso estimula uma recuperação mais rápida. No caso das bichanas, pode ser recomendada a roupa cirúrgica, um tipo de roupa especial para recuperação.

Repouso
Este é o tópico mais importante para um gato castrado no pós-operatório. O bichano acabou de passar por um processo invasivo e, por isso, precisa recuperar suas forças. Os carinhos estão permitidos, desde que não estressem o pet. Forneça uma caminha quente e confortável para seu amigo se recuperar nesse período. O pós-operatório envolve a administração de alguns remédios, em sua maioria bactericidas e cicatrizantes. Aplique da maneira correta, seguindo as recomendações do veterinário, para garantir a saúde do seu peludo.

Água e ração
É importante que seu amigo tenha forças para se recuperar nessa fase. Ofereça água sempre fresca e, claro, um bom pote de ração para o bichano. Utilizar a ração úmida pode ser uma boa ideia, já que ela exige menos dos peludos por ser mais fácil de deglutir. Seguindo os cuidados acima, seu gato depois de castrado irá se recuperar rapidamente! Lembre-se que todo o processo deve ser acompanhado por um veterinário. O processo de castração vai trazer algumas alterações para o comportamento dos bichanos. Conforme explica a Dra. Louise, os órgãos que são retirados na cirurgia são responsáveis pela administração de alguns hormônios. Sem esses compostos, os bichanos tendem a ficar mais tranquilos e sossegados.

A cirurgia também reduz a marcação de território e a agressividade, especialmente em pets ariscos. Tais modificações podem trazer consequências para os bichanos, como o ganho de peso. Para evitar complicações, basta seguir as recomendações abaixo. Como os bichanos ficam menos agitados após a operação, seu gasto energético é menor. Para compensar, precisamos oferecer uma alimentação mais leve. A ração para gatos castrados possui menos calorias e, além disso, conta com alguns nutrientes que irão auxiliar o peludo nesta nova fase. As brincadeiras com seu pet são, na verdade, um assunto muito sério! Além de ajudarem a se aproximar do seu filho de quatro patas, elas são a melhor forma de se gastar energia. Por isso, dedique algumas horas do seu dia a se divertir com seu amigo! Fonte: Blog Petz