Saiba como comprar materiais escolares seguros para crianças

2015-04-10_190211

Algumas dicas fáceis podem prevenir acidentes com os pequenos

O processo da compra de material escolar se repete todos os anos: Pais de cabelos em pé buscando as opções mais em conta, enquanto os pequenos se divertem com capas de caderno, os novos modelos de réguas e disputam para ver quem tem mais variedade de lápis de cor.
E neste ano, precisamos nos preocupar duas vezes. No início das aulas e agora, com o retorno após a pandemia. E com as crianças que continuam em home office, também é importante saber que estão seguros, com o material adequado para a idade. No final das contas, as crianças estão mais preocupadas com o entrosamento na sala de aula, e o lápis que custou uma fortuna se perde logo na segunda aula.
Mas mais importante do que a quantidade ou diversidade dos materiais escolares, é saber se eles são seguros aos pequenos. São inúmeros os acidentes que podem acontecer pela falta de cuidado com os objetos disponibilizados para as crianças.
Antes de tudo, uma boa dica para a economia dos pais é rever todos o material do ano anterior, pois o que ainda está em boas condições, pode ser reutilizado no ano seguinte. Caso os pais optem por fazer uma nova lista e comprar os materiais novos, o que sobrou do ano anterior também pode ser doado para instituições de educação.
No momento da compra, os pais devem estar atentos à embalagem do produto, que tem de conter a certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e a faixa etária, adequada para a idade da criança.
É extremamente não recomendada a compra em locais não especializados em artigos de papelarias, ou de origem duvidosa, pois os produtos podem estar fora das condições padrões e apresentarem irregularidades, sendo prejudiciais para as crianças. No caso de algum acidente por consumo, o caso deve ser relatado para o Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo.

Como ensinar os pequenos a cuidar dos materiais escolares?

É importante ensinar às crianças o hábito de guardar o material sempre que for usado, principalmente na escola, onde há uma troca muito grande entre as crianças. Lembrá-las também de devolver o que for pego emprestado, além de pedir de volta o que emprestou.
Uma dica interessante é incentivar que as crianças personalizem seu próprio material. Colocar adesivos, etiquetas coloridas com seus nomes, imagens nas capas dos cadernos, enfim, deixe a criatividade dos pequenos fluir. O importante é que haja um vínculo entre a criança e o material, assim ela terá mais cuidado na hora de manuseá-lo e compartilhá-lo.

Dicas de materiais seguros para as crianças:

Os maiores cuidados devem acontecer com os itens comuns, como lápis, borrachas, apontador e tesoura, prezar para o que for mais seguro e sem toxicidade para as crianças, como tesoura sem ponta, borrachas maiores, que não podem ser engolidas, réguas maleáveis.
Os materiais que forem líquidos, como cola branca, tintas coloridas e canetinhas, devem ser atóxicos, com selo de segurança.